Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/113
Título: CORRELAÇÃO ENTRE A PRESENÇA DE SABURRA LINGUAL E A CONDIÇÃO SISTÊMICA DO PACIENTE: ESTUDO RETROSPECTIVO
Autor(es): FERREIRA, LETÍCIA FANTIM
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Palavras-chave: Saburra lingual;condição sistêmica;saúde bucal
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A saburra lingual pode ser definida como uma camada branco-amarelada ou acastanhada visível clinicamente no dorso da língua. Sua composição inclui células epiteliais descamadas, células sanguíneas, metabólitos, nutrientes e microrganismos. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de saburra lingual e a condição sistêmica do paciente. A avaliação retrospectiva de prontuários de pacientes da Clínica de Estomatologia da Unisagrado foi realizada por um examinador no intuito de incluir somente pacientes que apresentaram saburra lingual. Foram coletadas as informações: Gênero, idade, tabagismo, problemas sistêmicos e o uso de medicamento. Numa amostra total de 680 prontuários investigados, 104 (15,3%) foram incluídos no estudo, os quais apresentaram a saburra lingual. Considerando o gênero avaliado, os resultados revelaram 56 mulheres (53,8%) e 48 homens (46,2%). A média de idade da população estudada foi 49,6. Trinta pacientes (28,84%) eram tabagistas, sendo 12 do gênero masculino e 18 feminino. Com relação a presença de problemas sistêmicos, 57 (54,81%) pacientes apresentaram algum tipo de doença sistêmica. Considerando o uso de medicação, 45 (43,26%) pacientes faziam o uso de pelo menos algum tipo de medicamento. Os medicamentos para controle problemas cardiovasculares, como a hipertensão, foram os mais frequentes, acompanhando também a maior frequência da doença. Não houve diferença estatisticamente significativa quando correlacionada a idade com o tabagismo através do teste t (p=0,267). Através do teste qui quadrado foi possível avaliar a proporção de gênero e tabagismo, a qual não foi estatisticamente significativa (p=0,559). Analisando a influência da idade no gênero também revelou ausência de significância (p=0,879). Como conclusão, a observação do uso de medicamentos e doenças sistêmicas foi bastante comum nos pacientes avaliados, indicando que esses fatores podem ser contribuintes no processo de formação da saburra lingual.
Descrição: Monografia apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para finalização da Iniciação Científica, sob orientação da Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/113
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRELAÇÃO ENTRE A PRESENÇA DE SABURRA LINGUAL E A CONDIÇÃO SISTÊMICA DO PACIENTE: ESTUDO RETROSPECTIVOIniciação Cientifica1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.