Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fanton, Cássia de Souza Pardo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Alicia Alves de | - |
dc.contributor.author | Fanton, Cássia de Souza Pardo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T15:49:13Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T15:49:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/108 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Programa Voluntário de Iniciação Científica do Centro Universitário UNISAGRADO, como parte integrante da Iniciação Científica, sob orientação da Profa. Ma. Cássia de Souza Pardo-Fanton. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa cujo tema é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o uso da comunicação não violenta no âmbito escolar, tem como intenção propor a noção das habilidades socioemocionais e seu desenvolvimento por meio da perspectiva da comunicação não-violenta no processo educacional infantil, com fundamentação na Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, tem como objetivo principal apresentar as contribuições do uso da Comunicação Não-Violenta nas abordagens de ensino da educação infantil. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível ampliar a análise sobre o tema, reconhecendo a importância dos conhecimentos teórico-prático da Comunicação Não-Violenta na proposta de uma educação contextualizada. O papel do educador, bem como os desafios e as possibilidades foram apresentados e discutidos também. Como resultados, foram apresentadas sugestões pedagógicas de acordo com a BNCC, utilizando como base a Comunicação Não-Violenta dentro do contexto da sala de aula, visando auxiliar nos impasses enfrentados na profissão de educar, pensando em uma formação transformadora e integral. Concluímos que aplicar a abordagem Comunicativa Não-Violenta baseando-se em práticas sociointeracionistas é possível realizar atividades previstas pela BNCC e que auxiliem o professor a solucionar possíveis desafios em sala de aula, no entanto, pesquisas que apliquem as atividades no contexto escolar verificando, assim, a aplicabilidade desta proposta são fundamentais para sua validação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Não-Violenta | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Habilidade Socioemocional | pt_BR |
dc.title | COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL | Iniciação Cientifica | 691,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.