Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/95
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA DIETA DOS PACIENTES NO SISTEMA DE FORÇAS APLICADAS POR MOLAS FECHADAS DE NÍQUEL-TITÂNIO”
Autor(es): Loureiro, Gabriela Soares
Orientador(es): Conti, Ana Claudia de Castro Ferreira
Palavras-chave: Ortodontia;Molas;Níquel-Titânio
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar os valores das forças resultantes da distensão de molas fechadas de Níquel-titânio imersas em saliva artificial e solução de água destilada com coca-cola. Material e métodos: foram utilizadas 40 molas de níquel titânio de 9mm da marca Morelli divididas em 2 grupos de 20 de acordo com a solução imersa. Essas molas foram distendidas em 100% do seu comprimento original e mantidas em dispositivos imersos em recipientes com as soluções avaliadas (saliva artificial e água destilada com coca-cola). As forças resultantes foram medidas com dinamômetro ortodôntico de precisão (gramas) realizadas nos seguintes tempos; logo após a distensão inicial (T0) e após 28 dias de distensão (T1), depois ao final do 20 e 30 meses, T2 e T3 respectivamente. Para a comparação entre os tempos e grupos foi utilizado a análise de variância para medidas repetidas e o teste de Tukey. Adotou-se um valor de significância de 5% para as análises. De acordo com os resultados intragrupos, as molas apresentaram diminuição da força significantemente entre os períodos avaliados. Quando se comparou os valores das forças entre os grupos (saliva vs coca-cola) em cada período, observou-se que não houve diferença significante, indicando que o tipo de solução não influenciou a degradação das forças das molas. Concluiu-se nesse modelo in vitro, independente da ingestão de líquidos como a coca-cola, as molas de NITI apresentam uma degradação de força significante durante os 3 primeiros meses. Dessa forma faz-se necessário fazer a mensuração das forças das molas durante o tratamento ortodôntico, visando estabelecer uma força adequada para a movimentação e otimização do tempo de tratamento.
Descrição: Monografia do projeto de Pesquisa de Iniciação Científica apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa da Unisagrado.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/95
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA DIETA DOS PACIENTES NO SISTEMA DE FORÇAS APLICADAS POR MOLAS FECHADAS DE NÍQUEL-TITÂNIO”Iniciação Cientifica704,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.