Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/93
Título: Avaliação da condição socioeconômica familiar e condição bucal de escolares de 2 a 6 anos de idade
Autor(es): Bragante, Rafaela Sita e Souza
Orientador(es): Yamashita, Joselene Martinelli
Palavras-chave: Atenção em Saúde Bucal;Criança;Levantamento epidemiológico;Cárie dentária
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A avaliação da condição bucal das crianças, principalmente em idade escolar, é imprescindível para adotar as medidas de tratamento e prevenção de doenças bucais adequadas. Por essa razão, os objetivos do presente estudo foram: avaliar as condições socioeconômicas e bucais de crianças de 2 a 6 anos que frequentam uma escola municipal. O presente estudo é um Estudo Transversal, composto 74 crianças. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira o aceite dos pais e preenchimento do questionário socioeconômico e informações sobre os hábitos alimentares, higiene bucal e deletérios da criança; a segunda etapa a avaliação bucal das crianças. Para essa avaliação, foram utilizados os índices preconizados pela Organização Mundial da Saúde. A cárie dentária foi analisada por meio do CPO-D/ CPO-S para dentes permanentes e ceo-d/ceo-s para dentes decíduos. Para avaliar a fluorose, foi utilizado o índice de Dean. Além disso foram coletadas as informações de peso e altura das crianças para análise antropométrica (IMC por percentil). Após a avaliação e análise do questionário, as crianças que necessitavam de tratamento foram encaminhadas para a Unidade Saúde da Família da Vila São Paulo. A condição socioeconômica da maioria das crianças foi considerada baixa. O nível de escolaridade dos pais mais prevalente foi o Ensino Médio Completo. Em relação a cárie dentária, 93,2% estavam livres de cárie, 4,1% com cárie em dente decíduo e 2,7% com cárie em dentes decíduos e permanentes. Os resultados mostraram que a condição socioeconômica parece não ter influenciado a condição bucal das crianças regularmente matriculadas no Centro Comunitário, visto que a prevalência de cárie dentária foi baixa.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentada pela aluna Rafaela Sita e Souza Bragante, do curso de Odontologia do Centro Universitário Unisagrado, sob a orientação da Profa. Dra. Joselene Martinelli Yamashita.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/93
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da condição socioeconômica familiar e condição bucal de escolares de 2 a 6 anos de idadeIniciação Cientifica1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.