Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/89
Título: ASPECTOS DO MEDIEVO NO CINEMA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA TRILOGIA “O SENHOR DOS ANÉIS”
Autor(es): LOPES, SARAH SANTOS
LIMA, LÍGIA MAYRA AMARAL
OLIMPIO, JOÃO VITOR
Orientador(es): Arielo, Flávia Santos
Palavras-chave: Idade Média;História;Cinema
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar a possível existência de aspectos do medievo na trilogia O Senhor dos Anéis, tendo por objetivo repensar e reavaliar o período da Idade Média como "Idade das trevas". Após a revisão bibliográfica sobre aspectos da Idade Média, especificamente o período dos séculos X ao XIII, foi possível traçar representações do contexto sociocultural medieval apresentados nos filmes da trilogia por meio das técnicas de análise fílmica. A proposta de trabalhar essa temática com o aluno do Ensino Médio por meio da obra propõe um maior dinamismo na pesquisa, de forma a torná-la mais interessante para que o aluno possa, por meio da análise fílmica, perceber as possíveis representações da linguagem cinematográfica a respeito de um período histórico específico. Conclui-se que os pontos expostos acima permitem relacionar-se com as discussões historiográficas da atualidade.
Descrição: Monografia da modalidade PIBIC-EM apresentada pelo curso de História à CNPq e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), sob a orientação da Profa. Dr.ª Flavia Santos Arielo, vinculada ao Centro de Ciências Humanas do UNISAGRADO, Bauru/SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/89
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASPECTOS DO MEDIEVO NO CINEMA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA TRILOGIA “O SENHOR DOS ANÉIS”Iniciação Científica868,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.