Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/88
Título: ASCENSÃO E DECADENCIA DO PATRIMÔNIO FEROVIARIO: OS SIGNOS DA VITALIDADE DO CENTRO HISTÓRICO DE BAURU
Autor(es): SALVADEO, LUIZ OTÁVIO
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: Patrimônio ferroviário;Centros históricos;Ascensão e Decadência;Bauru;Revitalização urbana
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A instalação das estruturas ferroviárias das companhias Sorocabana, Paulista e Noroeste do Brasil e a sucessiva obsolescência desse sistema de transporte, substituído pelo rodoviarismo, foram processos símbolo tanto da ascensão como da decadência urbana do centro histórico de Bauru. O abandono das atividades ferroviárias determinou a transformação da estrutura viva das ferrovias em um enorme organismo subutilizado, pousado sobre a malha urbana, foco de gradual degradação ambiental. Portador de imenso potencial urbanístico paisagístico, pelo valor histórico, social, econômico e cultural territorial, carrega, no presente, o status de Patrimônio Ferroviário. A pesquisa, além do estudo destes eventos, produz uma escala cronológica de acontecimentos, da inicial instalação ao abandono quase completo dessas estruturas, bem como dos reflexos destes movimentos contraditórios sobre o grande desenvolvimento e a sucessiva retração do centro histórico da cidade. Ampara-se, neste sentido, nas consultas de diversificados materiais e meios de informação como complemento do levantamento bibliográfico, tais como: dissertações de mestrado e doutorado, anais de congressos e revistas, artigos acadêmicos, documentos fotográficos, mídias digitais, pesquisa de campo, Museu Ferroviário e consulta ao acervo da biblioteca do Centro Universitário do Sagrado Coração. O trabalho propõe alternativas de planejamento e de tratamento paisagístico desses espaços, especialmente aqueles localizados junto ao contorno do centro histórico; medidas e atitudes de desenho urbano que contemplem a revitalização da área e do próprio patrimônio ferroviário, com o intuito de preservar a importância social, cultural e historiográfica destas estruturas como objetos de interesse privilegiados e signos da requalificação do espaço urbano.
Descrição: Trabalho de conclusão de Iniciação Cientifica do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentado à Pró - Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação da Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/88
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASCENSÃO E DECADENCIA DO PATRIMÔNIO FEROVIARIO: OS SIGNOS DA VITALIDADE DO CENTRO HISTÓRICO DE BAURUIniciação Científica2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.