Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/842
Título: RESTABELECIMENTO FUNCIONAL E ESTETICO DE CASO COMPLEXO EM REABILITAÇÃO ORAL: RELATO DE CASO
Autor(es): SANTOS, MATHEUS VENICIUS PEREIRA DOS
Orientador(es): Pegoraro, Thiago Amadei
Palavras-chave: Estética;Oclusão;Dimensão vertical
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A prótese é uma especialidade de grande importância para odontologia, promovendo através de seus princípios e conceitos a possibilidade de promover a reabilitação oral aos pacientes, devolvendo assim, fatores psicológicos, estéticos e funcionais que foram perdidos por determinados fatores. Para o sucesso no planejamento da reabilitação oral, é de grande importância atentar a conceitos essenciais sobre a oclusão e as relações intermaxilares para longevidade do tratamento protético. Deve se levar em conta os conceitos das relações intermaxilares horizontais (Máxima intercuspidação habitual e relação cêntrica), verticais (Dimensão vertical de repouso e Dimensão vertical de oclusão) e laterais( guia canino, função em grupo e guia anterior) e suas relações com os músculos da mastigação e a articulação temporo mandibular. No restabelecimento das relações intermaxilares, principalmente quando se trata da DVO, deve ser feito de forma minuciosa, pois qualquer erro no seu restabelecimento pode afetar no tratamento reabilitador, e causar problemas ao paciente, como elevação na força da mordida e consequentes problemas na ATM, desconfortos musculares, e até fraturas dentarias. Temos na odontologia métodos para diagnóstico e restabelecimento da DVO que foi perdida, e assim determinar uma nova posição oclusal confortável ao paciente, como ponto de partida do tratamento reabilitador. O método utilizado nesse caso clínico foi com um JIG modificado, pela técnica simplificada e com objetivo de avaliar se a função e estética serão favoráveis antes da confecção das próteses provisórias e definitivas. Este trabalho teve como objetivo descrever etapas clinicas para diagnostico, planejamento e execução de um caso de reabilitação oral com próteses parciais fixas convencionais e sobre implantes, para o restabelecimento da DVO do paciente. O resultado reabilitador final restabeleceu as relações maxilomandibulares perdidas, devolvendo ao paciente função mastigatória, fonética, estética e autoestima.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/842
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restabelecimento funcional e estetico ... (227598).pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.