Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/80
Título: APLICAÇÃO ASSISTIVA PARA COMUNICAÇÃO ENTRE OUVINTES E NÃO OUVINTES
Autor(es): GARCIA, RAFAEL DE OLIVEIRA
Orientador(es): Silva, Elvio Gilberto da
Palavras-chave: Comunicação;Inclusão;Móvel;Android;Smartphone
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O desenvolvimento do presente projeto buscou por meio da tecnologia assistiva tornar realidade a comunicação entre ouvintes e não ouvintes, sendo necessários para tanto uma pesquisa inicial sobre os diversos tipos de deficiência para que o aplicativo se torne adaptável aos mais diversos perfis, abrangendo assim as mais diversas dificuldades e solucionando-as. Inicialmente procurou-se saber por qual meio essa tecnologia seria apresentada, e chegou-se à conclusão de que o meio mais adequado seria o aparelho móvel, visto que atualmente a maior parte da população tem acesso à smartphones. A fase intermediária do desenvolvimento do projeto consistiu em realizar testes para que se buscasse melhorias, e até mesmo problemas antes não observados. Em seguida deu-se início a fase final que buscou implementar o aplicativo. A implementação do aplicativo se deu através do React-Native, uma biblioteca Java Script, devido a praticidade de sua implementação, que se baseia em componentes, permitindo reutilização de código em vários trechos. O aplicativo permite a comunicação não verbal, fazendo uso de uma biblioteca de imagens com tradução para libras, permitindo que, as pessoas não ouvintes ou que utilizem da língua de sinais, possam se comunicar de alguma forma com ouvintes e não praticantes da Libras, ao mesmo tempo que permite que curiosos possam aprender e formular algum vocabulário em Libras para o cotidiano.
Descrição: Relatório de Iniciação Científica do curso de Ciência da Computação apresentado a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO. Orientador: Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/80
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APLICAÇÃO ASSISTIVA PARA COMUNICAÇÃO ENTRE OUVINTES E NÃO OUVINTESIniciação Cientifica629,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.