Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/76
Título: ANÁLISE ULTRAESTRUTURAL DE CHROMATOID BODIES NA ESPERMATOGÊNESE DE CAMUNDONGOS EM DIFERENTES IDADES E POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DO ENVELHECIMENTO SOBRE A FERTILIDADE
Autor(es): MOLINA, MARINA
Orientador(es): Peruquetti, Rita Luiza
Palavras-chave: Espermatogênese;Chromatoid body;Envelhecimento;Espermatozoides
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O envelhecimento promove múltiplos danos moleculares e celulares que influenciam diretamente na espermatogênese. Esse processo afeta os testículos, órgãos responsáveis pela espermatogênese e pela função endócrina, e impacta a fertilidade masculina no fim da vida, tanto na quantidade quanto na qualidade dos espermatozoides. Nas células reprodutoras masculinas, há uma organela essencial no processo de espermiogênese chamada de chromatoid body (CB). O CB está comumente associado à função de transcrição do RNA, portador de proteínas e ação de vesículas, e, durante a espermiogênese, age como um anel envolvendo o espermatozoide em formação até que se desfaz, é eliminado como resíduo corporal e fagocitado pelas células de Sertoli. Objetivos: O objetivo desse trabalho foi realizar análises ultraestruturais em chromatoid bodies (CB) encontrados em células germinativas masculinas em camundongos de diferentes faixas etárias. Metodologia: Foram utilizados 15 camundongos machos da linhagem Swiss com idades entre 45 e 180 dias, distribuídos em três grupos (n=5/grupo). Os procedimentos experimentais estavam de acordo com os Princípios Éticos na Experimentação Animal, adotados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA), tendo sido aprovado pela Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA/USC), sob protocolo número 2088080817. Resultados e Conclusões: Após análise das imagens obtidas em microscopia eletrônica de transmissão, foi possível observar algumas alterações morfológicas. Em camundongos Swiss jovens (45 dias), o CB se apresenta próximo ao núcleo nas espermátides redondas e rodeado por mitocôndrias. Assim que a célula começa a se alongar, em camundongos Swiss adultos (120 dias), pode-se observar o chromatoid body formado próximo às mitocôndrias, com estrutura bem definida e aumentada, no polo oposto do acrossomo, que atuará na formação da calda. Já em camundongos velhos (180 dias), o CB apresenta tamanho reduzido, perda da peça intermediária e estrutura fragmentada, as mitocôndrias se aproximam do acrossomo, se desassociando do CB. Ao decorrer da vida dos camundongos, é possível analisar mudança no volume da organela. Portanto, fica evidente a influência do envelhecimento na atuação da espermatogênese.
Descrição: Monografia do curso de Biomedicina, apresentado ao Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário do Sagrado Coração (Edital 2020/2021) - Centro Universitário Sagrado Coração - Centro Universitário Sagrado Coração.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/76
Aparece nas coleções:Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.