Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/75
Título: ANÁLISE ULTRAESTRUTURAL DE CHROMATOID BODIES EM CAMUNDONGOS BMAL1 WT E KO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO SOBRE A FERTILIDADE MASCULINA
Autor(es): MATTOS, MARINA BRASIL
Orientador(es): Peruquetti, Rita Luiza
Palavras-chave: espermatogênese;chromatoid body;ciclo circadiano;envelhecimento
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A espermatogênese é o processo para a formação dos espermatozoides e ocorre na puberdade masculina, nessa fase as células germinativas masculinas passam por diversas modificações celulares com base na sua morfologia e no seu aspecto bioquímico, ou seja, essas células sofrem várias divisões meióticas até se tornarem espermatozoides maduros. Ao decorrer da espermatogênese pode ser identificado a formação de uma organela citoplasmática conhecida como chromatoid body, da qual executa papéis de extrema importância para a formação dos espermatozoides, como a regulação do RNA mensageiro, o controle de expressão gênica por pequenos RNAs e a comunicação celular entre as espermatides redondas. Foi constatado que na formação de chormatoid bodies em camundongos BMAL1 KO não expressam a proteína BMAL1, de extrema importância para a determinação do ciclo circadiano. Este ciclo tem a função de controlar a homeostasia do organismo e a perda de sua consistência está altamente relacionado com o envelhecimento, pois essa fase está diretamente associada com as alterações fisiológicas que ocorrem no organismo, como por um exemplo na fertilidade masculina. Para a execução do presente trabalho foram utilizados túbulos seminíferos provenientes de: 16 camundongos machos da linhagem Swiss BMAL1 WT e 15 camundongos machos da linhagem Swiss BMAL1 KO, divididos em grupos de acordo com a idade: jovens, adultos e velhos. Nos resultados foi possível observar a presença das estruturas citoplasmáticas masculinas, os chromatoid bodies, em microscopia eletrônica de transmissão, havendo uma única lâmina para cada faixa etária de uma determinada espécie em diversos estágios do desenvolvimento. Portanto, essa análise possibilitou concluir que nos camundongos WT adultos o CB ocorre com a morfologia esperada e nos velhos observa-se certa desorganização, já nos camundongos KO essa desorganização estrutural do CB é observada já no citoplasma das espermátides dos animais adultos, sendo que nos velhos a desorganização é quase total, deixando evidente que a proteína BMAL1 é essencial para o processo de organização dos CBs e sua ausência pode levar o comprometimento dessa estrutura ao decorrer do desenvolvimento.
Descrição: Monografia de pesquisa parcial do curso de Biomedicina apresentado ao Programa Institucional de Iniciação Científica da UNISAGRADO (Edital 2020/2021), sob orientação da Prof.ª Dra. Rita Luiza Peruquetti.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/75
Aparece nas coleções:Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.