Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/73
Título: ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO SOLO DE BARRA BONITA, SP MEDIANTE ENSAIO DE SONDAGEM À PERCUSSÃO – SPT
Autor(es): FARIA, LUCAS DE
Orientador(es): Agnelli, Norival
Palavras-chave: Solo;Mecânica dos solos;Ensaio de sondagem SPT;Índices físicos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A necessidade do homem trabalhar com solos encontra-se desde a antiguidade, onde deixavam de ser nômades com a ajuda das primeiras técnicas de agricultura. Mais tarde, constataram-se diversos problemas em relação as fundações de obras, a qual originou o estudo da Mecânica dos solos. Assim, para a engenharia, o estudo do solo é de suma importância, afim de conhecer suas características e projetar com segurança as edificações. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo para análise e descrição do solo de Barra Bonita, SP, a partir da investigação de resultados de sondagem SPT (Standard Penetration Test). Propõe-se assim, realizar um levantamento bibliográfico com enfoque investigativo e exploratório, para realização de análises junto a comparações do solo local. Analisando os resultados da pesquisa, constatou-se a predominância de duas classes diferentes de solo, com características físicas e mecânicas distintas. Por fim, pontua-se também a obtenção de bons parâmetros geotécnicos para a realização de anteprojetos e estudos preliminares para futuras edificações.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Engenharia Civil apresentada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientador: Prof.° Dr. Norival Agnelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/73
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO SOLO DE BARRA BONITA, SP MEDIANTE ENSAIO DE SONDAGEM À PERCUSSÃO – SPTIniciação Cientifica1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.