Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/68
Título: | ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
Autor(es): | SILVA, ANA LAURA BARBOSA DA |
Orientador(es): | Felipini, Leila Maria Gumushian |
Palavras-chave: | Produção textual;Desvios linguísticos;Comunicação e Expressão;Metodologias |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | A competência textual é resultado de uma prática constante da produção escrita e implica em uma boa ou má participação nas disciplinas no Ensino Superior e na futura carreira profissional dos egressos. Este estudo objetivou identificar os principais desvios linguísticos apresentados pelos estudantes da disciplina de Comunicação e Expressão. Os dados foram coletados por meio de uma produção escrita, a qual é solicitada no início da disciplina para diagnóstico do nível de conhecimento de língua portuguesa das turmas. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado por meio de análise quantitativa e qualitativa. Analisamos os desvios referentes às regências verbal e nominal, concordâncias verbal e nominal, além do uso de pontuação, pronomes, artigos, conjunções, preposições e acentuação. Identificamos que os desvios mais recorrentes foram referentes ao uso de pontuação, identificados 83 vezes, e ao uso de acentuação, identificados 18 vezes. Os desvios menos recorrentes foram referentes à concordância verbal, identificados 4 vezes, à concordância nominal, identificados 2 vezes, e à regência nominal, identificado 1 vez. Após quantificar e classificar os desvios linguísticos dos alunos, elaboramos uma proposta de atividade complementar que trabalha esses desvios e pode ser realizada pelos docentes da disciplina. A atividade foi dividida em quatro partes: análise do gênero textual, interpretação de texto, revisão de língua e produção escrita. De acordo com os resultados, concluímos que a correção de textos iniciais é importante para o diagnóstico do que precisa ser trabalhado na disciplina. Este estudo, em específico, indicou que a maioria dos erros é cometida por quase todos os alunos, o que possibilitou a elaboração de uma atividade que poderá ser utilizada como um guia pelos docentes da disciplina. |
Descrição: | Monografia de Iniciação Científica apresentada à Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leila Maria Gumushian Felipini. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/68 |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | Iniciação Cientifica | 695,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.