Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/658
Título: ESTOMATITE POR PRÓTESE TOTAL
Autor(es): MEDEIROS, TUANA CARUSO
Orientador(es): Távora, Flora Freitas Fernandes
Palavras-chave: Estomatite;Candida albicans;Prótese total
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A estomatite por prótese total é uma infecção fúngica de comum ocorrência nos pacientes portadores de prótese total. Essa patologia acomete entre 11% a 60% dos portadores de prótese total maxilar, sendo mais comum em mulheres do que em homens e a sua frequência aumenta com a idade. Clinicamente de manifestação assintomática, pode raramente apresentar dor, halitose, prurido e queimação. Sua etiologia é extremamente multifatorial, podendo estar associada à alergia ao monômero residual, ao acúmulo de placa microbiana, ao trauma causado pela prótese total, à hipossalivação e à infecção por C. albicans. Os pacientes de idade mais avançada costumam ser mais susceptíveis devido às alterações sistêmicas e ao uso de medicamentos, que desta forma podem alterar o funcionamento das glândulas salivares ocasionando desequilíbrio na microbiota oral, além de serem mais propensos ao uso de próteses totais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/658
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estomatite por protese total (181814).pdfTrabalho de Concluão de Curso3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.