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dc.contributor.advisorJohansen, Herbert Duchatsch-
dc.contributor.authorBARBOSA, VINÍCIUS BOMPEAN-
dc.date.accessioned2025-07-18T15:25:03Z-
dc.date.available2025-07-18T15:25:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5197-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractOs ciclos termodinâmicos em motores de combustão interna estão presentes no cotidiano, pois são mecanismos que geram força e trabalho em motores de qualquer veículo, seja ele uma moto, carro, caminhão ou até mesmo um avião. Existem dois tipos de motores de combustão, o de combustão externa e o de combustão interna. Neste trabalho serão discutidos apenas os motores de combustão interna e alguns de seus ciclos termodinâmicos, tais como, o ciclo de Otto, ciclo de Diesel, ciclo de Brayton e o ciclo de Carnot. Uma breve introdução aos fundamentos termodinâmicos é essencial para o entendimento deste assunto. O rendimento do trabalho de um motor de combustão interna é sempre maior que o rendimento dos motores de combustão externa, sendo assim, torna−o muito mais útil, robusto e aplicado aos veículos de transporte. Esses tipos de motores sofrem bastante influência dos combustíveis, pois cada um apresenta rendimento e desempenho para o motor desejado, sendo fundamental a escolha certa para cada tipo de motor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectCiclo termodinâmicopt_BR
dc.subjectCombustão internapt_BR
dc.subjectCiclo de Ottopt_BR
dc.subjectCiclo de Dieselpt_BR
dc.subjectCiclo de Braytonpt_BR
dc.subjectCiclo de Carnotpt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.titleCICLOS TERMODINÂMICOS EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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