Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/51
Título: A FOME NAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR
Autor(es): GIACOMINI, MIRELE
Orientador(es): Zago, Carlos Eduardo dos Santos
Palavras-chave: Clarice Lispector;Fome;Crônica;Literatura-Brasileira
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A escritora brasileira Clarice Lispector tornou-se reconhecida por sua escrita única. Escreveu romances, livros infantis, contos e crônicas que abordam desde situações cotidianas até temas de cunho metafísico e social. Dentre as temáticas privilegiadas por Lispector, observou-se, em suas crônicas, a presença da fome de forma recorrente. Desse modo, e considerando também os poucos estudos encontrados sobre o tema dentro da fortuna crítica da autora, a presente pesquisa analisou dez crônicas de Clarice Lispector que apresentam a fome em sua narrativa, dando ênfase a uma perspectiva social para compreender os elementos que compõem essa problemática dentro desses escritos, assim como os recursos formais que lhes estrutura e seus possíveis significados para a produção literária da escritora. Para tanto, além da análise dos dez textos, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e revistas literárias.
Descrição: Monografia apresentada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração como resultado da pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no período de 01/08/2020 a 24/10/2021. Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo dos Santos Zago.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/51
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A FOME NAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTORIniciação Cientifica677,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.