Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimeão, Sandra Fiorelli de A. Penteado-
dc.contributor.authorFERREIRA, ELLEN CRISTINA-
dc.date.accessioned2022-06-03T17:44:21Z-
dc.date.available2022-06-03T17:44:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/475-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica apresentada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na Universidade Sagrado Coração, sob orientação da Professora Dra. Sandra Fiorelli de A. Penteado Simeão.pt_BR
dc.description.abstractMuitas são as possibilidades de tornar o ensino da Matemática mais atraente e prazeroso para alunos e Professores. Uma delas é a utilização da informática nas aulas de Matemática. Dessa maneira, com o intuito de colaborar com os educadores matemáticos, foram desenvolvidas atividades abordando diversos conteúdos matemáticos dos Ensinos Fundamental II e Médio, utilizando a Planilha Eletrônica de Cálculo. As atividades adaptadas à planilha foram pesquisadas em livros didáticos, compreendendo assuntos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ao 3º anos do Ensino Médio, e contextualizadas levando-se em conta os assuntos das respectivas séries relacionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. No total foram adaptadas à planilha cerca de 320 atividades, com a descrição da metodologia para sua utilização, objetivos e conhecimentos privilegiados. A relevância desta pesquisa, além da disponibilização das atividades aos docentes dos Ensinos Fundamental e Médio, está nas possibilidades que podem ser vislumbradas por estes profissionais. Comprovou-se que, para se utilizar informática nas aulas de Matemática, não é necessária a aquisição de softwares sofisticados e exercícios padronizados. Uma simples planilha eletrônica associada a atividades extraídas dos próprios livros didáticos utilizados nas aulas são o suficiente para a transformação do estudo de um conteúdo em algo mais agradável e interessante. Dessa maneira, pode-se afirmar que é possível esta nova maneira de enxergar o trabalho com a Matemática, por vezes tão árduo, envolvendo atitudes simples, mas que constituem uma verdadeira mudança de paradigma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectInformática e matemáticapt_BR
dc.subjectPlanilha eletrônicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA PLANILHA ELETRÔNICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PLANILHA ELETRÔNICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICATrabalho de Conclusão de Curso1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.