Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/406
Título: CULTURAS E TRAVESSIAS: UMA PROPOSTA SOBRE A ASCENSÃO DA ARTE DIGITAL LIGADA A INTERCONEXÃO DOS ESPAÇOS DA CIDADE
Autor(es): SILVA, GUSTAVO IRINEU DA
Orientador(es): Rinaldi, Renan Amauri Guaranha
Palavras-chave: arte digital;cultura digital;espaço cultural;arquitetura hibrida
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Apesar de ser uma cidade rica em cultura, Bauru apresenta uma deficiência quando se trata de apresenta-la, tornando difícil o acesso da população a conteúdos culturais ou a espaços de qualidade que forneçam experiências desse tipo. Dentro desta vertente a arte digital está em crescente ascensão, principalmente no último século com a facilidade de acesso das pessoas à internet e o aumento da influência das redes sociais. Para a compreensão destes fenômenos, realizou-se a revisão bibliográfica de assuntos ligados à arte digital, como a sua evolução e as plataformas e interfaces utilizadas, correlacionando esses conceitos com os espaços de exposição e disseminação de cultura. Também foram analisadas obras que fornecessem referências de espaço, formas de usos e tecnologias, e além disso foi desenvolvida a análise espacial da área onde será implantado a proposta projetual. Portanto, é proposto um Instituto Cultural, voltado para a arte e o ambiente virtual. Este espaço, por sua vez, renova uma área próxima ao centro da cidade e entrega uma intervenção urbana ao propor, também, uma passarela de aproximadamente quinhentos metros, suspensa em relação ao nível atual do terreno e das vias. O projeto, então, busca trazer uma melhor qualidade para aqueles que frequentam o local, bem como para toda a cidade, oferece um espaço de qualidade e um acesso mais fácil a cultura e valoriza a cultura digital, principal abordagem do programa proposto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Me. Renan Amauri Guaranha Rinaldi.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/406
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVOIRINEU MONOGRAFIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.