Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/404
Título: PREENCHENDO VAZIOS: REQUALIFICAÇÃO DO BOSQUE DA COMUNIDADE E INSERÇÃO DE POCKET PARKS EM ÁREAS SUBUTILIZADAS NA CIDADE DE BAURU/SP
Autor(es): GENARO, MARIA FERNANDA BORGES
Orientador(es): Rinaldi, Renan Amauri Guaranha
Palavras-chave: Acupuntura Urbana;áreas livres;pocket parks;espaços verdes
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A pesquisa tem como finalidade a criação de pocket parks interligados e a requalificação do Bosque da Comunidade na cidade de Bauru/SP. Para este fim, foi realizado o levantamento bibliográfico acerca do conceito de espaço livre e os termos que abrange, a forma que os espaços verdes impactam na qualidade de vida das cidades e seus benefícios ao meio ambiente, além da forma que a legislação brasileira aborda é aplicada nesse contexto. Foi também desenvolvida a pesquisa de obras correlatas, que servirão como inspiração ao projeto em diversos aspectos. Finalizando a fundamentação teórica, foi analisada a área e suas características através dos mapas elaborados, proporcionando assim conhecimento sobre as potencialidades e fragilidades que deverão ser destacadas e resolvidas em projeto, de forma que atenda às necessidades dos usuários. Dessa forma, a proposta projetual pretende criar espaços verdes em lotes subutilizados, trazendo um novo uso que seja acolhedor e saudável para a cidade e seus moradores, além de propor usos voltados à lazer, cultura, integração e contemplação. Para isso, os pocket parks interligados e o Bosque da Comunidade contarão com itens como restaurantes, cafés, decks de apoio à equipamentos próximos, anfiteatro para eventos culturais, espaços voltados para animais, para crianças e para atividades físicas, além de áreas destinadas para feiras livres.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Me. Renan Amauri Guaranha Rinaldi.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/404
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5. MONOGRAFIA_MARIA FERNANDA GENARO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.