Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/322
Título: INCONTINÊNCIA URINÁRIA DURANTE E APÓS A GESTAÇÃO: ESTUDO RECORDATÓRIO
Autor(es): AUGUSTO, STEFHANI DE OLIVEIRA
Orientador(es): Conti, Marta Helena Souza De
Palavras-chave: Gestação;Incontinência Urinária;Mulher
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: A gestação é um período de intensas adaptações físicas e emocionais. Nesse período ocorrem adaptações do sistema urinário, por conta da pressão exercida pelo útero na musculatura do assoalho pélvico. Objetivo: Verificar os relatos de sintomas de incontinência urinária percebidas durante e após a gestação. Método: Estudo transversal, de análise quantitativa e de caráter recordatório, com mulheres participantes do Projeto de Extensão “Gestação, Vida e Saúde, do UNISAGRADO, Bauru/SP, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Centro Universitário do Sagrado Coração (UNISAGRADO - Bauru), sob o parecer nº 4.952.837. Foram coletados dados das mulheres sobre relatos de escape urinário observados durante e após a gestação anterior. Foram convidadas a participar da pesquisa por contato via WhatsApp. As mulheres que aceitaram, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (on line) e responderam ao questionário elaborado pelas autoras, pelo Google forms. Os dados foram submetidos a análise descritiva por meio de média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa e foram apresentados por meio de gráficos e tabelas. Resultados: Os relatos recordatórios mostraram que a grande maioria das gestantes tiveram perda urinária durante e após a gestação. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos na pesquisa e com as referências bibliográficas podemos concluir que há muitos casos de ocorrência da incontinência urinária durante e após a gestação e que essa condição traz prejuízos para o cotidiano dessas mulheres.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Área de Ciências da Saúde do Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia, sob orientação da Profª. Dra. Marta Helena Souza De Conti.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/322
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INCONTINÊNCIA URINÁRIA DURANTE E APÓS A GESTAÇÃO: ESTUDO RECORDATÓRIOTrabalho de Conclusão de Curso799,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.