Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/239
Título: VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA INCLUSÃO PROFISSIONAL
Autor(es): SOUZA, MARIANA AUGUSTA DE
Orientador(es): Ottoni, Ana Carla Vieira
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;Autismo;Neurodiversidade;Inclusão Profissional;Trabalho
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Incluir a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho faz valer não só a legislação trabalhista brasileira e os direitos da pessoa com deficiência no Brasil, como também abre a oportunidade de ampliar o repertório social e educacional desses indivíduos. Os princípios da neurodiversidade propõem o protagonismo e o local de fala das pessoas neurodiversas, bem como enfatizam que cada pessoa possui uma realidade que é construída por fatores sócio-histórico e cultural, é preciso mudar o ambiente circundante dando voz a aqueles que fazem parte do espectro. Este estudo identificou e descreveu como se dá a vivência de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista que estão ou estiveram inseridas no mercado de trabalho, buscando analisar os desafios enfrentados no emprego, suas contribuições e investigar os planos de vida sobre seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo, e conta com a participação de cinco adultos, diagnosticados com TEA, selecionados através da amostragem por conveniência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, a partir de roteiro de entrevistas criado especificamente para este fim, e transcritos para posterior análise. O texto gerado foi categorizado de acordo com o método da Bardin de Análise de Conteúdo, foram compilados e comparados com a literatura, foi possível identificar não só os déficits nos programas de inclusão profissional, como também os benefícios do trabalho na vida da pessoa com TEA. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a criação de referencial que possa apoiar ações de profissionais que atuam com esse público, como psicólogos e profissionais de recursos humanos.
Descrição: Mongrafia de Iniciação Científica Voluntária, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), curso de graduação em Psicologia, orientação Prof.ᵃ M.ᵃ Ana Carla Vieira Ottoni.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/239
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVÊNCIAS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO.pdfIniciação Cientifica600,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.