Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/238
Título: VERIFICAÇÃO E ANÁLISE DO POTENCIAL DE COLAPSIVIDADE DO SOLO DE BAURU
Autor(es): MACEGOZA, LEONARDO FREDERICH
Orientador(es): Agnelli, Norival
Palavras-chave: solos;solo colapsível;fundações;danos estruturais;ensaios laboratoriais
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Solos colapsíveis são aqueles que podem apresentar uma redução de volume significativa quando sofrem infiltração de água, às vezes até mesmo quando não estão sofrendo uma sobrecarga, ou seja, uma construção no terreno. Geralmente são solos que apresentam elevados índices de vazios com uma estrutura macroporosa e um baixo grau de saturação. Esses solos são, na maioria das vezes compostos por grãos de areia e silte ou areia e argila, e quando são expostos a um acréscimo de umidade acabam sofrendo uma mudança considerável em sua estrutura sofrendo uma diminuição brusca do volume. Essa diminuição por ocorrer rapidamente, principalmente quando o solo entra em contato com a água de esgoto doméstico, que tem uma elevada quantidade de detergente e/ou sabão, ricos em substâncias alcalinas, aceleram o colapso do solo, sendo esse evento relacionado a estrutura das partículas que quando entram em contato com a água, sofrem uma quebra dos vínculos de cimentação ou pontes de argila, diminuindo a aderência dos grãos fazendo com que, devido a saturação das mesmas, deslizem uma sobre a outra e acabam se deslocando para os espaços que estão vazios. Entendido a importância de se diagnosticar se um solo é ou não potencialmente colapsível, despertou-se o interesse na presente pesquisa, programada para ser desenvolvida mediante amostragem do solo da cidade de Bauru, SP e, a partir dessas amostras, objetivou-se a realização de uma bateria de testes no laboratório de Mecânica dos solos do Curso de Engenharia Civil do UNISAGRADO.
Descrição: Monografia apresentada pelo aluno Leonardo Frederich Macegoza ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO sob orientação do Professor Doutor Norival Agnelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/238
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERIFICAÇÃO E ANALISE DO POTENCIAL DE COLAPSIVIDADE.pdfIniciação Cientifica660,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.