Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/237
Título: VDRL E SÍFILIS CONGÊNITA: VELOCIDADE DE PROGRESSÃO LABORATORIAL E SEUS FATORES RELACIONADOS
Autor(es): MORRONI, MARIA GABRIELA PASSOS
SANTOS, ANA JÚLIA VIEIRA
Orientador(es): Faria, Mayara Fálico de
Palavras-chave: Sífilis Congênita;Sorologia;Progressão da Doença;Fatores Epidemiológicos;Saúde da criança
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: A sífilis é uma doença infecto contagiosa transmitida de forma sexual e congênita pela bactéria Treponema Pallidum. O concepto, por sua vez, pode adquirir a sífilis em qualquer fase gestacional da mãe. Se não tratada ou inadequadamente tratada, a mãe pode gerar um feto com alta probabilidade de infecção resultando em um parto prematuro, aborto ou natimorto. Por isso, é importante diagnosticar a doença precocemente para que a gestante e seu parceiro possam realizar o tratamento e não infectar o seu filho, pois o diagnóstico nos recém-nascidos é difícil de ser realizado devido a maioria nascer assintomáticos. O exame é realizado após o nascimento. O VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um teste não treponêmico, isto é, detecta anticorpos dos antígenos do Treponema Pallidum. Sua titulação diminui após tratamento adequado. As gestantes têm direito ao teste em sua primeira consulta pré-natal, terceiro trimestre da gravidez e no momento da internação hospitalar. Por isso, faz-se necessário a interpretação e análise dos fatores relacionados com a velocidade de progressão para estabelecimento de políticas públicas eficazes no tratamento e prognóstico precoce. Objetivo: determinar a velocidade de progressão das sorologias em pacientes em tratamento para sífilis congênita precoce e estabelecer fatores relacionados a essa velocidade. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte retrospectivo, descritivo e analítico, que determinará e responderá os fatores relacionados a velocidade de progressão do VDRL.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica apresentado ao Centro de Ciências da Saúde do Unisagrado sob orientação da Me. Mayara Fálico Faria.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/237
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDRL e sífilis congênita.pdfIniciação Cientifica616,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.