Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/234
Título: TEATRALIDADE E PERFORMATIVIDADE DO CORPO NA ATUAÇÃO SOB A ÓTICA DAS MULHERES QUE OCUPAM O CENTRO DA CENA
Autor(es): Rosa, Isabela Augusto
Orientador(es): Záphas, Ronaldo
Palavras-chave: Atuação Teatral;Ação Performativa;Visibilidade Feminina;Lesbianidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente trabalho tem como principal desafio compreender a construção do corpo nos possíveis limites entre uma atuação cênica e uma ação performativa. Usamos dois materiais cênicos como objeto de estudo: a peça “Tem alguém que nos odeia” da Cia TeatroEnlatado e a performance “6 minutos” de Camila Bacellar, buscando trazer à tona discussões e possibilidades a respeito desses diferentes tipos de atuação. Este trabalho se constrói por meio de levantamento bibliográfico, entrevista com as atrizes e com a performer, e reflexões teóricas e práticas a partir do material estudado. O enfoque aqui é dar visibilidade a trabalhos feitos por mulheres, tanto na escolha das ações cênicas para objeto deste estudo, quanto nas referências bibliográficas. Não queremos um trabalho que seja construído de maneira excludente, pois também utilizamos referências de outros autores que não se identificam como mulheres, apenas propomos a inclusão e presença dessas teóricas e pesquisadoras em lugar central na pesquisa. Temas que abordem o universo feminista servem como ponto de partida na concepção da cena prática, paralelamente desenvolvida com a pesquisa teórica. Como última etapa da Iniciação Científica propomos uma experimentação cênica para que a pesquisa possa se fazer viva também no corpo da pesquisadora.
Descrição: CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH BACHARELADO EM TEATRO
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/234
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEATRALIDADE E PERFORMATIVIDADE DO CORPO.pdfIniciação Cientifica1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.