Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro, Ketilin Mayra-
dc.contributor.authorBRAGA, TAINARA DA SILVA-
dc.date.accessioned2022-05-03T18:57:25Z-
dc.date.available2022-05-03T18:57:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/232-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica do curso de Pedagogia apresentada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profª Drª Ketilin Mayra Pedro.pt_BR
dc.description.abstractO fenômeno da superdotação tem passado por diversas modificações ao longo dos anos. Nas primeiras tentativas de definir esse fenômeno os estadunidenses associaram o indivíduo superdotado com o seu nível de quociente intelectual (QI), visto que as pessoas que expressavam uma maior competência na compreensão e discernimento dos conhecimentos considerados importantes eram classificadas como, os talentosos, os brilhantes, bem-dotados e por fim os intelectualmente superdotados. Com o avançar das pesquisas sobre a área, o QI passou a não ser considerado como única medida para a identificação da superdotação, de modo que esse fenômeno passou a ser também considerado nas diferentes áreas de conhecimento. Deste modo, a superdotação pode se manifestar em uma ou mais áreas de domínio: musical, espacial, matemática, linguística, artísticas dentre outras. Diante do exposto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/Superdotação, no âmbito da superdotação musical. Especificamente, objetivamos: identificar as produções acadêmicas sobre Altas Habilidades/Superdotação no âmbito da superdotação musical; delinear um panorama sobre as produções existentes; verificar o impacto dos resultados obtidos nas produções. Para tanto, realizaremos buscas na Biblioteca Nacional Teses e Dissertações, no Portal de Periódicos da Capes e na Scientific Eletronic Library Online, por meio de descritores relacionados com a temática. Com levantamento bibliográfico realizado foram encontradas 206 obras e somente nove foram selecionadas para compor o estudo, indicando assim que a temática que permeia esta pesquisa precisa ser alvo de novas pesquisas. Há que se destacar que muitas crianças podem ter habilidades superiores para a área musical, porém em seu contexto social e educacional elas não encontram oportunidades para ter contato com a educação musical. Os dados de pesquisa levantados podem ser utilizados como material de estudo e auxílio para professores, educadores, familiares, e profissionais da educação que apresentam dúvidas ou inseguranças no que se refere ao campo da superdotação musical. Assim, acreditamos ser imprescindível reconhecer e identificar indivíduos superdotados na área musical, visto que o incentivo e encorajamento podem propiciar uma maximização das habilidades destes estudantes, proporcionando assim um ensino equitativo que atenda às necessidades específicas de cada indivíduo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
dc.titleSUPERDOTAÇÃO MUSICAL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NACIONAISpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUPERDOTAÇÃO MUSICAL.pdfIniciação Cientifica589,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.