Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/229
Título: SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS NO EXCEL COM ÊNFASE NO SISTEMA S-DBR
Autor(es): IKEZIRI, GIOVANA APARECIDA LEME
Orientador(es): Ikeziri, Lucas Martins
Palavras-chave: Teoria das Restrições;Carga Planejada;Sistema Empurrado;Sistema Puxado;Simulação
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma plataforma didática no software Microsoft Excel que mostre as similaridades e diferenças entre os fundamentos de quatro sistemas de Planejamento e Controle da Produção (PCP) aplicados em um ambiente de produção para estoque, sendo eles: Material Requirements Planning (MRP), Kanban (Just in Time), Constant Work in Process (CONWIP) e Simplified Drum Buffer Rope / Make to Availability (S-DBR/MTA), para que estudantes e profissionais da área de gestão de operações possam compreendê-los. Para tanto, uma pesquisa teórico-conceitual foi realizada, visando a compreensão dos conceitos fundamentais dos quatro sistemas de PCP. A partir da fundamentação teórica, os processos e as lógicas de cada sistema de PCP foram modelados conceitualmente, viabilizando o desenvolvimento da plataforma que foi apresentada como principal resultado desta pesquisa. Por fim, um cenário padrão foi gerado, simulado e discutido sob os pontos de vista dos desempenhos dos quatro sistemas de PCP, enfatizando um aspecto único do S-DBR/MTA.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Engenharia de Produção apresentado ao Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) do Centro Universitário Sagrado Coração.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/229
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas de Planejamento e Controle.pdfIniciação Cientifica1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.