Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/226
Título: SÍFILIS CONGÊNITA: DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS AOS CUIDADOS DA ENFERMAGEM
Autor(es): SANTOS, ANA JÚLIA VIEIRA
Orientador(es): MORRONI, MARIA GABRIELA PASSOS
Palavras-chave: Sífilis Congênita;Cuidados de Enfermagem;Epidemiologia e Incidência
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida através do contato sexual, transfusão sanguínea e através de transmissão vertical, apresenta-se nas formas adquirida, gestacional e congênita. No Brasil, em geral, nos últimos dez anos houve um progressivo aumento na taxa de incidência de sífilis congênita. Os objetivos do estudo visam identificar a incidência de sífilis congênita precoce em Bauru - SP, assim como os aspectos clínicos da doença nos pacientes viabilizando a importância da enfermagem no controle e prevenção da sífilis congênita e seus cuidados no tratamento especializado. A metodologia resume-se em um estudo de coorte retrospectivo, descritivo e analítico onde os principais dados foram coletados de prontuários dos pacientes portadores nos registros médicos e aplicado um questionário com 14 questões. Com o resultado foi possível identificar a incidência de pacientes com sífilis congênita precoce assim como os diversos aspectos clínicos diagnosticados e relacionados a mesma, os tratamentos utilizados e os cuidados de enfermagem que foram aplicados nos pacientes, resultando em uma discussão acerca do papel de prevenção e promoção que a enfermagem implica na área da saúde familiar. Portanto através do estudo visamos a importância da enfermagem no acolhimento de pacientes com sífilis congênita, sua importante prevenção e promoção de saúde, junto aos aspectos clínicos e divergentes das anormalidades recorrentes. Evidenciando a clara necessidade de pesquisas a respeito da temática e uma resposta ao desafiador óbice da saúde pública.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica do curso de Enfermagem apresentado ao Centro de Ciências da Saúde do Centro Universitário Sagrado Coração sob orientação de Me.ª. Mayara Fálico Faria.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/226
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÍFILIS CONGÊNITA.pdfIniciação Cientifica797,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.