Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/225
Título: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NOS CONDOMÍNIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA
Autor(es): MENDONÇA, LAURA RAPHAELA CAETANO DE
Orientador(es): Cassoli, Raquel A
Palavras-chave: Psicologia Sócio-histórica;Psicologia Social;Gravidez na adolescência
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A adolescência pode ser compreendida, a partir da teoria sócio-histórica, como uma construção histórica significada por cada indivíduo de forma singular, uma vez que existe por conta das condições sociais e culturais vivenciadas pela humanidade no processo de desenvolvimento humano para a etapa adulta. Adota-se a compreensão de fatores sociais e ideológicos, como desenvolvimento histórico do capitalismo, na influência do que caracteriza a infância e adolescência e a alteração histórica da compreensão do processo que anteriormente é diluído na idade adulta e, atualmente, se põe juntamente a fase da infância, considerando uma fase de latência. A adolescência é a etapa do desenvolvimento em que o jovem se dedica as relações sociais com maior independência, por acompanhar a puberdade, é comum a descoberta da sexualidade como uma temática frequente. Esta pesquisa objetivou investigar os significados e sentidos, atribuídos pelas mulheres que experenciaram a gravidez durante o período da adolescência, e relacionou aos fatores que estão associados a ele, além de ter investigado e correlacionado com o aborto induzido e consequentemente as mortes por aborto, tendo a finalidade de buscar os sentidos e significados atribuídos por jovens a temática da sexualidade e gravidez na adolescência. Esse estudo foi realizado com a população de uma comunidade atendida em programa habitacional do governo federal em uma cidade no interior do Estado de São Paulo, que recebeu assistência social como parte de uma política pública habitacional instituída no ano de 2009 até o final do ano de 2020, subsidiando casas próprias para aqueles que recebem entre zero e dez salários-mínimos, cujo objetivo é amenizar as problemáticas relacionadas à habitação e desenvolvimento social. O método seguiu os preceitos desenvolvidos na teoria Histórico-cultural ou Sócio-histórica da Psicologia, baseadas nas obras de Vygotsky, Luria e Leontiev e o materialismo histórico-dialético. A partir disso, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativa, com coletas de dados por entrevistas estruturadas e análises por meio de núcleos de significação com 4 mulheres habitantes do Minha Casa Minha Vida entre 14 e 50 anos que engravidaram entre os 10 aos 19 anos de idade, de forma a compreender o processo da gestação na adolescência, a questão da maternidade, a evasão escolar, aborto, sexualidade, educação sexual dentre outros fatores, com a finalidade de correlacioná-los com a literatura.
Descrição: Monografia de conclusão em iniciação cientifica apresentada à Comissão Interna de Iniciação Científica do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, sob orientação da Professora Dra. Raquel Alves Cassoli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/225
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA GRAVIDEZ NA.pdfIniciação Cientifica933,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.