Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/223
Título: “RESTOS DO CARNAVAL” E “TEMPO DA CAMISOLINHA”: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE FEMININO E MASCULINO NA SUPERFÍCIE MODERNISTA DOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E MÁRIO DE ANDRADE
Autor(es): SCARELLI, LAUREEN COSTA ROCHA
Orientador(es): Zago, Carlos Eduardo dos Santos
Palavras-chave: Masculino;Feminino;Clarice Lispector;Mário de Andrade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa visou analisar os contextos de construção das concepções de masculino e feminino nos contos “Restos do carnaval” e “Tempo da camisolinha”, de maneira a evidenciar a (des)construção de valores vigentes e do resultado literário dos textos de Clarice Lispector e Mário de Andrade. Os dois principais objetos de estudo foram os próprios contos, lidos à luz do recurso metodológico de embasamento em fontes secundárias encontradas em bancos de dados de bibliotecas e em meios digitais, como: livros, monografias e artigos, com o objetivo de compará-los, explicitando o estilo das autorias resultantes nas convergências e nas divergências entre eles de linguagem, concepções e fortunas críticas à época e no século XXI. A análise comparativa entre os contos demonstrou a importância dos autores e a concretude das transgressões de gênero que realizaram – tanto literário, quanto no que tange às questões de masculino e feminino - das narrativas estudadas para o contexto histórico-literário-social modernista e subsequente e para a atualidade. Mário de Andrade e Clarice Lispector elegem o fazer da literatura como meio de dizer do novo, renovam a forma para falar de temáticas aproximadas: a infância e a construção subjetiva identitária de um eu no âmbito social, contrastados os espaços da casa e da rua enquanto fornecedores de valores e reveladores do sujeito masculino e do sujeito feminino.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Letras – Português e Inglês apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Unisagrado, sob orientação do Prof°. Dr. Carlos Eduardo dos Santos Zago.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/223
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESTOS DO CARNAVAL.pdfIniciação Cientifica740,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.