Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/214
Título: PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS AOS PROCESSOS DE UMA BIBLIOTECA: UMA APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE
Autor(es): GONÇALVES, ROMULO LACERDA
Orientador(es): Ikeziri, Lucas Martins
Palavras-chave: Lean;Biblioteca;Processamento de dados;Processos Administrativos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No momento atual da história ocorre a maior geração de dados e é notável a necessidade de administrá-los de forma efetiva, facilitando o acesso ao usuário e, além do mais, é extremamente importante que o processamento desses dados ocorra da forma mais rápida possível, principalmente em ambientes acadêmicos. O Lean tem sido cada vez mais aplicado nos ambientes de produção, assim como em ambientes administrativos devido à volatilidade do mercado e à necessidade de adaptações ao cenário atual. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo mapear as atividades realizadas na biblioteca de uma instituição de ensino superior, que possam ser influenciadas por técnicas e práticas da filosofia Lean, trazendo maior controle no desenvolvimento de cada etapa do processo e reduzindo os prazos das atividades. Foram elaboradas proposições de melhoria para a instituição como automatização do processo de empréstimo e devolução, assim como de processos por meio da página instituição, permitindo agendamento de serviços, acesso a materiais digitais e inclusive ações em relação ao fluxo grama que torna a aquisição de novos títulos mais coesa com os prazos da instituição. Os resultados dessa pesquisa foram encaminhados para a coordenação, que poderá aplicar as medidas sugeridas, visando, por exemplo, maior flexibilidade mediante o Just in Time com o processo de aquisição de novas obras, assim como um melhor rendimento nas atividades de processamento técnico e melhor comunicação como consequência da melhoria contínua. Os usuários da biblioteca poderão ser impactados com um melhor atendimento, os funcionários poderão sentir-se mais informados e seguros no desenvolver de suas atividades e a coordenação, possivelmente, notará maior rendimento por parte da equipe. São muito amplas as oportunidades de melhoria na biblioteca do Unisagrado. Porém, a pesquisa foi focada em pontos específicos para propor soluções bem fundamentadas diante do cenário. O conteúdo desenvolvido traz oportunidades para futuras pesquisas, abrindo caminho para avaliar o resultado pós implementação das ideias na instituição ou comparar a outras bibliotecas.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Engenharia de Produção apresentado a Área de Ciências Exatas e Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação do Prof. M.e Lucas Martins Ikeziri.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/214
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS AOS PROCESSO.pdfIniciação Cientifica665,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.