Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Eliane Aparecida Toledo | - |
dc.contributor.author | LONGO, CAMILA BUFALO | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T20:29:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-02T20:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/207 | - |
dc.description | Monografia de Iniciação Científica apresentada à Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinado a jovens e adultos que não deram continuidade aos seus estudos no período regular. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender os desafios enfrentados por professores e alunos da EJA, considerando o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, inicialmente se pauta em pesquisa bibliográfica e documental, destacando-se o referencial teórico de especialistas em EJA, além da leitura crítica de textos legais, de âmbito federal e municipal. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário semiestruturado aos professores e gestores da EJA da rede municipal de ensino de Bauru/SP. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível evidenciar o contexto histórico da EJA no Brasil e compreender os avanços e retrocessos. A literatura e os resultados da pesquisa retrataram as dificuldades na prática pedagógica dos educadores da EJA, como: heterogeneidade das turmas, falta de materiais didáticos específicos, baixa-estima dos educandos, entre outras. As dificuldades se estenderam também aos estudantes, como a falta de apoio dos familiares, preconceito social, situação socioeconômica, entre outros. As temáticas apresentadas nessa pesquisa não se findam, mas suscitam reflexões, análises para um ensino de qualidade na EJA, considerando não só o acesso, mas a permanência e o sucesso no processo de escolarização, pois esses são elementos essenciais para a democratização do direito à educação e para o exercício democrático. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.title | OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA: ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E.pdf | Iniciação Cientifica | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.