Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/206
Título: OS CONCEITOS DE BIOFILIA E BIO-URBANISMO: METODOLOGIAS E HIPÓTESES PARA A REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE BAURU
Autor(es): YAMAGUCHI, KATHERINE HAYUMI
Orientador(es): Nakashima, Lilian Massumie
Palavras-chave: Biofilia;Requalificação;Urbanismo;Paisagismo;Centro histórico;Bauru
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A biofilia, novo campo de indagação da arquitetura e do urbanismo, promove a aplicação de alguns princípios que rememoram a coevolução da natureza e do homem, que, com o passar do tempo, foi perdendo essa ligação com o meio ambiente. O termo, composto a partir do grego bios - vida ou também, em um sentido amplo, natureza, e philia - amor, significa desta forma, o amor pela natureza. Novos estudos e práticas derivadas do conceito de biofilia, tais como o design biofílico e o bio-urbanismo, surgiram na busca por alternativas de requalificação dos objetos edificados e dos espaços urbanos. Através de princípios e elementos aplicados a projetos arquitetônicos e urbanísticos, a biofilia e seu derivado, o bio-urbanismo, promovem uma melhor qualidade de vida, atrelada ao uso extensivo de elementos naturais e soluções sustentáveis. A presente pesquisa teve como finalidade estudar o conceito de biofilia nos campos da arquitetura e do urbanismo, em suas variadas vertentes e possibilidades para, após uma análise crítica do centro histórico de Bauru e de suas potencialidades, propor hipóteses de aplicação desses conceitos em processos de revitalização urbana da área. Para tanto, diversos materiais bibliográficos foram levantados para o embasamento teórico, extraídos de diferentes meios como artigos acadêmicos, dissertações de mestrado e doutorado, materiais de revistas e congresso, acervo da biblioteca do Centro Universitário do Sagrado Coração, mídias digitais e anais. As análises se concentram nas problemáticas e necessidades do centro urbano de Bauru, propondo as metodologias mais adequadas do bio-urbanismo àquela realidade central, enquanto possíveis instrumentos de melhoria das qualidades espaciais, psicológicas e estéticas da área.
Descrição: Relatório final de Iniciação Científica apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação da Profª. Ma. Lilian Massumie Nakashima.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/206
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS CONCEITOS DE BIOFILIA E BIO-UBANISMO.pdfIniciação Cientifica1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.