Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/203
Título: O USO DA TECNOLOGIA CAD/CAM PARA A OBTENÇÃO DE PRÓTESES TOTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE
Autor(es): SILVA, TAÍS ALVES DA
Orientador(es): Junior, Joel Ferreira Santiago
Palavras-chave: Prótese dentária;Revisão sistemática;Projeto Auxiliado por Computador
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O edentulismo no Brasil ainda é expressivo, portanto, estudos que avaliem técnicas de confecção de prótese totais (PT) são relevantes. A literatura não é concordante sobre o possível benefício de confecção de próteses totais utilizando tecnologias digitais quando comparada a técnica convencional. Assim, há necessidade de um protocolo clínico para recomendações no uso destas tecnologias para obtenção de PT. Este projeto teve como finalidade conduzir uma revisão sistemática com metanálise (modelo Cochrane; PRISMA e PROSPERO) a fim de estudar os índices de satisfação dos pacientes, dados clínicos de adaptação, taxas de complicações técnicas sobre a confecção de próteses totais utilizando a tecnologia CAD-CAM. As bases de dados PubMed/Medline, Cochrane Collaboration, Web of Science e SciELO foram analisadas utilizando unitermos relacionados: ``Complete denture``; ``CAD-CAM`` e ``Computer-Aided Design ``. Os dados coletados iniciais permitiram a obtenção da revisão de literatura e foram nesta etapa da pesquisa tabulados e organizados qualitativamente e quantitativamente utilizando o software: Comprehensive Meta-Analysis. O nível de significância considerado foi de p<0.05. As pesquisas clínicas incluídas foram classificadas de acordo com escalas de vieses. Os dados coletados foram analisados com o intuito de se responder a hipótese nula formulada de que não há diferença significativa na comparação dos resultados clínicos de acompanhamento de próteses totais obtidas pelo método CAD-CAM e método convencional. Resultados finais permitem constatar a viabilidade da obtenção de próteses totais pelo sistema CAD-CAM, sendo que o sistema permite a reprodutibilidade, boa adaptação das próteses e adequada aceitação dos pacientes, não sendo identificada uma diferença significativa no número de consultas para execução de uma Prótese total convencional ou pela tecnologia CAD-CAM (p>0,05), identificou-se uma elevada taxa de satisfação dos pacientes usuários do método CAD-CAM (83,9%) e alguns estudo apontaram o benefício de redução do tempo clínico. Conclui-se que a técnica CAD-CAM é viável para elaboração de Prótese Totais semelhantemente ao método convencional, no entanto mais estudos clínicos são necessários a fim de ampliar o conteúdo e protocolos na área.
Descrição: Monografia de iniciação científica do curso de Odontologia apresentada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unisagrado sob a orientação de professor Dr. Joel Ferreira Santiago Junior.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/203
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da tecnologia CAD.pdfIniciação Cientifica453,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.