Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/197
Título: O OFÍCIO DO ESTADO APRESENTADO NA DECLARAÇÃO TEOLÓGICA DE BARMEN
Autor(es): Evangelista, Lucas Gabriel
Orientador(es): Arielo, Flavia Santos
Palavras-chave: Nazismo;Igreja;Estado;Declaração Teológica de Barmen;Liberalismo Teológico
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Na primeira metade do século XX, durante a ascensão do Nazismo, Igreja e Estado se confundem em seus ofícios. A atual pesquisa teve como objetivo analisar a distinção entre Igreja e Estado apresentada na Declaração Teológica de Barmen e a sua relação com outros documentos históricos do protestantismo. Por meio da análise bibliográfica, e de fontes do protestantismo histórico, a pesquisa chegou à conclusão de que o movimento dos Cristãos Alemães não se assemelha ao movimento protestante tradicional, antes é um herdeiro da Teologia Liberal do século XIX. A Igreja Confessante, por meio da Declaração Teológica de Barmen, relembra a natureza da relação entre Igreja e Estado, resistindo ao processo de “nazificação” da Igreja empreendido pelo partido dos Cristãos Alemães. Desse modo, a resistência interna do movimento confessante luta contra a tentativa de utilização da instituição religiosa como um instrumento do Estado.
Descrição: Monografia apresentada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário do Sagrado Coração, vinculado ao Centro de Humanas do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado). Bauru/SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/197
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O OFÍCIO DO ESTADO APRESENTADO NA DECLARAÇÃO.pdfIniciação Cientifica482,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.