Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Eliane Aparecida Toledo | - |
dc.contributor.author | Melo, Gabriella Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:49:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T20:49:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/189 | - |
dc.description | Monografia de Iniciação Científica apresentada à Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto. | pt_BR |
dc.description.abstract | As histórias problematizadoras (HPs) são textos curtos, que apresentam uma situação hipotética, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor a buscar uma solução para o problema levantado. Para a solução do problema é importante trabalhar em grupo e utilizar o material disponibilizado pelo professor. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a formação continuada de professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de uma cidade no interior do estado de São Paulo, na produção de histórias problematizadoras (HPs) a partir de uma releitura crítica para ensinar Ciências Naturais. O desenvolvimento do curso foi dividido em 4 etapas: 1) Período de inscrições: 2) Curso de Formação; 3) Elaboração de HPs e 4) Avaliação do Curso. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa e quantitativa. O curso contribuiu com a formação dos professores, pois puderam conhecer um recurso metodológico – Histórias Problematizadoras (HPs) - para ensinar Ciências e verificaram a possibilidade de incorporarem por superação na proposta pedagógica do município - Pedagogia histórico-crítica e Psicologia histórico cultural – pensando em uma práxis transformadora. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Histórias Problematizadoras | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR.pdf | Iniciação Cientifica | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.