Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/189
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Melo, Gabriella Batista de
Orientador(es): Pinto, Eliane Aparecida Toledo
Palavras-chave: Formação de Professores;Ensino de Ciências Naturais;Ensino por investigação;Histórias Problematizadoras
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As histórias problematizadoras (HPs) são textos curtos, que apresentam uma situação hipotética, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor a buscar uma solução para o problema levantado. Para a solução do problema é importante trabalhar em grupo e utilizar o material disponibilizado pelo professor. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a formação continuada de professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de uma cidade no interior do estado de São Paulo, na produção de histórias problematizadoras (HPs) a partir de uma releitura crítica para ensinar Ciências Naturais. O desenvolvimento do curso foi dividido em 4 etapas: 1) Período de inscrições: 2) Curso de Formação; 3) Elaboração de HPs e 4) Avaliação do Curso. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa e quantitativa. O curso contribuiu com a formação dos professores, pois puderam conhecer um recurso metodológico – Histórias Problematizadoras (HPs) - para ensinar Ciências e verificaram a possibilidade de incorporarem por superação na proposta pedagógica do município - Pedagogia histórico-crítica e Psicologia histórico cultural – pensando em uma práxis transformadora.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentada à Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/189
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR.pdfIniciação Cientifica1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.