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dc.contributor.advisorCarvalho, Bruna-
dc.contributor.authorLIMA, MARIELY DA CONCEIÇÃO-
dc.date.accessioned2022-04-29T20:28:02Z-
dc.date.available2022-04-29T20:28:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/188-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica elaborado pela aluna Mariely da Conceição Lima apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profa. Dra. Bruna Carvalho, vinculada ao Centro de Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), Bauru/SP.pt_BR
dc.description.abstractO ato de desenhar na educação escolar, muitas vezes, é subvalorizado em relação ao ato de escrever. Consequentemente, entende-se que é mais importante a criança ser ensinada a escrever do que a desenhar. Diante disso, a prática pedagógica na educação infantil, em alguns casos, focaliza mais os processos ligados diretamente à alfabetização e secundarizam outras aprendizagens que indiretamente contribuem significativamente ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Diante disso, a presente pesquisa de iniciação científica tem como principal objetivo expor, na perspectiva histórico-crítica, o desenho como potencializador no processo de aquisição da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento de teses dissertações, capítulos de livros e artigos, no período de outubro 2020 a fevereiro de 2021. Os dados coletados e analisados foram organizados em quatro momentos. No primeiro, apresentamos o estofo teórico que fundamenta esta pesquisa: o enfoque histórico-crítico e destacamos importância da tríade forma-conteúdo-destinatário (MARTINS, 2013), no planejamento pedagógico na educação infantil, para justificarmos que defender a alfabetização neste nível da educação básica, não significa antecipar práticas e conteúdos específicos do ensino fundamental I. No segundo momento, estudamos o desenvolvimento da linguagem oral e a pré-história da escrita na psicologia histórico-cultural. O terceiro momento foi dedicado ao estudo da arte sobre as pesquisas que têm como objeto de estudo as relações entre desenho e alfabetização na educação infantil. Já no último momento, por meio de revisão bibliográfica, explanamos sobre as capacidades necessárias para a alfabetização, segundo Lemle (2007), com destaque para a ideia de símbolo e argumentamos como o ato de desenhar pode auxiliar no desenvolvimento do simbolismo no psiquismo das crianças, em seguida, estudamos os conceitos de signo de primeira e segunda ordem, propostos por Vygotski (2012), e sintetizamos os contributos teóricos e metodológicos à atuação docente na educação infantil, a partir do uso dos gestos, jogos de papeis sociais e, especialmente, do desenho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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