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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Bruna | - |
dc.contributor.author | LIMA, MARIELY DA CONCEIÇÃO | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:28:02Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T20:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/188 | - |
dc.description | Monografia de Iniciação Científica elaborado pela aluna Mariely da Conceição Lima apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profa. Dra. Bruna Carvalho, vinculada ao Centro de Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), Bauru/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ato de desenhar na educação escolar, muitas vezes, é subvalorizado em relação ao ato de escrever. Consequentemente, entende-se que é mais importante a criança ser ensinada a escrever do que a desenhar. Diante disso, a prática pedagógica na educação infantil, em alguns casos, focaliza mais os processos ligados diretamente à alfabetização e secundarizam outras aprendizagens que indiretamente contribuem significativamente ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Diante disso, a presente pesquisa de iniciação científica tem como principal objetivo expor, na perspectiva histórico-crítica, o desenho como potencializador no processo de aquisição da língua escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento de teses dissertações, capítulos de livros e artigos, no período de outubro 2020 a fevereiro de 2021. Os dados coletados e analisados foram organizados em quatro momentos. No primeiro, apresentamos o estofo teórico que fundamenta esta pesquisa: o enfoque histórico-crítico e destacamos importância da tríade forma-conteúdo-destinatário (MARTINS, 2013), no planejamento pedagógico na educação infantil, para justificarmos que defender a alfabetização neste nível da educação básica, não significa antecipar práticas e conteúdos específicos do ensino fundamental I. No segundo momento, estudamos o desenvolvimento da linguagem oral e a pré-história da escrita na psicologia histórico-cultural. O terceiro momento foi dedicado ao estudo da arte sobre as pesquisas que têm como objeto de estudo as relações entre desenho e alfabetização na educação infantil. Já no último momento, por meio de revisão bibliográfica, explanamos sobre as capacidades necessárias para a alfabetização, segundo Lemle (2007), com destaque para a ideia de símbolo e argumentamos como o ato de desenhar pode auxiliar no desenvolvimento do simbolismo no psiquismo das crianças, em seguida, estudamos os conceitos de signo de primeira e segunda ordem, propostos por Vygotski (2012), e sintetizamos os contributos teóricos e metodológicos à atuação docente na educação infantil, a partir do uso dos gestos, jogos de papeis sociais e, especialmente, do desenho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.title | O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E.pdf | Iniciação Cientifica | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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