Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/187
Título: O CORPO PSICANALÍTICO COM TATUAGENS E A EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA
Autor(es): RANIERI, JOÃO VITOR PEREIRA
Orientador(es): Garcia, José Ricardo Lopes
Palavras-chave: Corpo;Psicanálise;Tatuagem;Contemporaneidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O corpo na sociedade contemporânea tornou-se um dos principais meios de expressão em torno da subjetividade e individualidade dos sujeitos presentes neste período. No presente trabalho, a tatuagem e a subjetividade foram estudadas pela abordagem psicanalítica da psicologia. O estudo em questão foi feito através de uma pesquisa clínico-qualitativa, onde foi feita a investigação da relação entre a subjetividade e a tatuagem como meio de expressão na visão psicanalítica por meio de uma entrevista semiestruturada feita com 10 participantes mulheres estudantes em um Centro Universitário no interior de São Paulo, com as idades entre 18 e 23 anos, que possuem mais de três tatuagens no corpo e fossem alunas do Centro Universitário em questão. Com a abordagem clínico-qualitativa mencionada anteriormente, foi feito uma análise dos dados presentes e dos discursos das participantes, sendo utilizada a análise de dados para a interpretação e reflexão a respeito dos discursos. No trabalho foi feita a correlação entre os discursos da subjetividade, o uso da tatuagem pelas participantes e o modo como o sujeito contemporâneo se expressa e manifesta suas vivências através seu corpo. Através da análise feita, pode ser concluído que, além da contemporaneidade apresentar melhor aceitação das tatuagens, não sendo ligadas a um único nicho ou tipo de grupo, o corpo se tornou um dos principais meios de expressão, seja para sua subjetividade como para marcos e lembranças que ajudam os indivíduos a formar a sua subjetividade.
Descrição: Monografia de pesquisa de Iniciação Científica do Centro Universitário do Sagrado Coração – Unisagrado. Orientador: Dr. José Ricardo Lopes Garcia.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/187
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CORPO PSICANALÍTICO COM TATUAGENS.pdfIniciação Cientifica1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.