Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/186
Título: O ANTIFEMINISMO COMO PAUTA POLÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Autor(es): RAMOS, LARISSA APARECIDA
Orientador(es): Feitosa, Lourdes Madalena Gazarini Conde
Palavras-chave: Antifeminismo;Feminismo;Brasil Contemporâneo;Discursos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta investigação teve por finalidade a análise de discursos e conceitos quanto à temática antifeminista no Brasil, a qual, nos últimos anos, se tornou amplamente divulgada em perfis das redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), entre fevereiro a agosto de 2021, pela Deputada Federal Ana Caroline Campagnolo e também pela ativista pró-vida Sara Winter, grandes expoentes do movimento no Brasil. Destaca-se, também uma breve análise do livro Feminismo: Perversão e Subversão, de autoria de Campagnolo e dois de seus cursos, inseridos no Clube Campagnolo. Quanto ao antifeminismo, o mesmo se tornou uma pauta por tratar do “papel” da mulher na sociedade brasileira contemporânea, que agora, de acordo com membros do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019), é descrita como conservadora e baseada em uma leitura da moral judaico-cristã, cuja família tende a ser descrita como aquela formada por casal heteronormativo, com a supervalorização da atuação reservada, doméstica e materna da mulher, cabendo-lhe ser coadjuvante na vida social. Além disso, em busca de uma melhor análise destas retóricas, também foi utilizado uma bibliografia de estudiosas sobre o feminismo no Brasil, fazendo com que a oposição de ideias pudesse estabelecer um contraponto às concepções sobre o feminismo expressas pelas autoras citadas. Para tanto, foi empregado o método de abordagem quali-quantitativo, em que através de uma revisão bibliográfica, acadêmica, jornalística e midiática, pode-se chegar a uma melhor análise do tema em questão. Em suma, esta investigação procurou mapear e compreender as propostas dos discursos autodenominados como antifeministas e suas concepções sobre o feminismo, ampliar as discussões sobre a história das mulheres e os embates postos nos campos de ideias, das práticas sociais, das ações governamentais e das relações de poder, e contribuir para os futuros estudos a respeito do tema.
Descrição: Monografia de PIBIV, vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária, apresentada por Larissa Aparecida Ramos à Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO - Bauru/SP. Orientação: Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/186
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ANTIFEMINISMO COMO PAUTA POLÍTICA.pdfIniciação Cientifica1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.