Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/177
Título: MENSURAÇÃO DE VIÉS POLÍTICO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA
Autor(es): REAL, GIOVANNA CAPELLO
Orientador(es): Lourencetti, Luiz Antonio
Palavras-chave: Psicologia Política;Neutralidade científica;Diretrizes políticas;Ideologias políticas;Compromisso profissional
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar possíveis vieses e posicionamentos políticos nas produções científicas em Psicologia, através da revisão das publicações de dois periódicos científicos vinculados à Psicologia, sendo eles as revistas “Psicologia: Ciência e Profissão” e “Psicologia & Sociedade”. A busca foi feita na base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) – base de dados que indexa os dois periódicos –, utilizando-se como descritores “psicologia AND política”. Como critérios para a busca, as publicações deveriam estar em língua portuguesa e referentes ao período de 2017 a 2020, a fim de se obter uma margem mais atualizada das produções científicas. De longa data a perspectiva política da atuação do psicólogo, em seus diversos campos de atuação, vem sendo pautada em torno do compromisso ético-político da Psicologia com a Sociedade. O que se apresenta também nos periódicos, que expuseram problemáticas sociais atuais, em forma de denúncia, análise e problematização, amparando-se em conceitos como da Necropolítica e em autores como Michel Foucault, Achille Mbembe e Judith Butler. Discutindo as diversas formas de violência e processos de exclusão presentes na sociedade brasileira. Enfatizando o compromisso da Psicologia diante da transformação dessas realidades e atenuação do sofrimento e seus geradores. Valores e diretrizes estas ratificadas pelo Código de Ética Profissional.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentada ao Centro Universitário Sagrado Coração, como parte dos requisitos do Edital de Programas Institucionais de Iniciação Científica 2020/2021, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio Lourencetti.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/177
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENSURAÇÃO DE VIÉS POLÍTICO NA PRODUÇÃO.pdfIniciação Cientifica647,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.