Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/167
Título: INTENSIFICAÇÃO DO NACIONALISMO ESCOCÊS NO SÉCULO XXI: POSSIBILIDADES NO MOVIMENTO SEPARATISTA E SUAS IMPLICAÇÕES
Autor(es): HAMA, SABRINA BATISTA
Orientador(es): Calandrin, Karina Stange
Palavras-chave: Movimento separatista;nacionalismo escocês;Reino Unido;União Europeia
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta pesquisa visa como objetivo compreender o movimento separatista escocês e sua intensificação no século XXI, a partir de uma análise política, econômica e social dos atores e fatores que compõem a temática estabelecida, buscando elucidar sua atuação a partir da unificação do Reino Unido e observar seu fortalecimento considerando marcos históricos nacionalistas, como a criação do Parlamento Escocês, a ascensão e representação do Partido Nacional Escocês e o referendo de 2014 acerca da independência da Escócia. Com isso, as conceitualizações de nação e nacionalismo são abrangidas como fatores imersos na esfera social juntamente com a caracterização da identidade nacional e, particularmente a identidade e o nacionalismo escoceses, as quais permitem seu atrelamento ao meio histórico-político na região britânica. A instabilidade no cenário político regional devido ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit, também é averiguada como fator de ampliação ao ímpeto nacionalista e à demanda de um novo referendo, os quais são evidenciados através das campanhas promovidas pelo Partido Nacional Escocês e a pelas pesquisas de opinião pública realizadas acerca dos índices de aprovações governamentais britânicos. Desse modo, a relevância das relações políticas, econômicas e sociais entre Escócia, Reino Unido e União Europeia são colocadas em pauta de forma dedutiva, histórica e comparativa para que as implicações do nacionalismo escocês em seu território nacional sejam devidamente estudadas.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Relações Internacionais apresentado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Profa. Dra. Karina Stange Calandrin.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/167
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTENSIFICAÇÃO DO NACIONALISMO ESCOCÊS NO SÉCULO XX.pdfIniciação Cientifica443,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.