Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/163
Título: IMAGINÁRIO COLETIVO: O FEMININO E O MASCULINO NA NARRATIVA DE PETER PAN
Autor(es): FLORINDO, AMANDA CAPELLI
Orientador(es): Biondo, Valéria
Palavras-chave: Literatura infantil;Feminino;Masculino;Representação;Peter Pan
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O imaginário se inicia no início da vida, em meio às novas descobertas e as vivências que fazem parte do crescimento. A literatura se faz importante desde esse momento, sendo uma das artes primordiais para a vida humana, pois estimula o conhecimento, a curiosidade e, principalmente, a imaginação. É neste momento também que as concepções de certo e errado se iniciam, formando perspectivas cruciais para as decisões e visões ao longo da vida, incentivadas por ideias e pensamentos já concebidos em meio a esse momento de imaginação e criatividade que permeia a infância. As representações presentes nas narrativas infantis moldam o imaginário coletivo e a forma como o ser humano compreende os papéis sociais para além das páginas do livro. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma análise sobre as figuras feminina e masculina em Peter Pan, obra literária de J. M. Barrie, com o intuito de compreender a perspectiva de representação da mulher e do homem na literatura infantil. Ressalta-se a importância de uma visão crítica acerca das representações presentes na obra, visando o contexto histórico-social em que a mesma foi contemplada e a forma como essa contextualização ainda impacta em sociedade.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profª Mª Valéria Biondo.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/163
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMAGINÁRIO COLETIVO.pdfIniciação Cientifica272,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.