Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/162
Título: ILUMINAÇÃO INTELIGENTE NO CAMPUS DA UNISAGRADO
Autor(es): LIMA, GABRIEL DE SOUZA
Orientador(es): Gastaldello, Danilo Sinkiti
Palavras-chave: Smart City;IoT;Smart Campus;Eficiência Energética;Automação;Sistema de Iluminação
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No mundo contemporâneo, cada vez mais busca-se o desenvolvimento sustentável, aliando o crescimento econômico, social e ambiental. Nesse aspecto surgiu o conceito de Smart City, ou seja, uma área urbana que utiliza tipos diferentes de sensores eletrônicos da Internet das Coisas (IoT. sigla em inglês) para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente. Para estudar e simular o tema no âmbito acadêmico, surgiu o conceito Smart Campus, que nada mais é que a aplicação do conceito da cidade inteligente dentro da universidade. Sendo assim, a eficiência energética é um assunto que nunca sairá da pauta e a iluminação está inclusa nisso. Lâmpadas inadequadas para o ambiente, com alto consumo de energia e sem automação, contribui para um desperdício de energético. Em suma, o projeto visa apresentar uma proposta de automatizar o sistema de iluminação da UNISAGRADO proporcionando uma redução no consumo de energia elétrica. Estudos teóricos foram realizados para balizar o estudo proposto, além de novas pesquisas bibliográficas para contextualizar a importância do estudo. Infelizmente, a coleta de dados não foi realizada devido as restrições da COVID-19 no período. Assim, um pequeno ensaio experimental em casa foi realizado para estimar os benefícios alcançados com o uso da dimerização, mostrando que há eficiência no processo.
Descrição: Monografia do projeto de Iniciação Científica do curso de Engenharia Elétrica apresentado a Pró-reitora de Pesquisa e Pós- Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação do Prof. Dr. Danilo Sinkiti Gastaldello.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/162
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILUMINAÇÃO INTELIGENTE NO CAMPUS DA UNISAGRADO.pdfIniciação Cientifica1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.