Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/158
Título: HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU-SP: O PRIMEIRO E O SEGUNDO GRUPO ESCOLAR (1912-1925)
Autor(es): LOPES, MAYARA REIS
Orientador(es): Oriani, Angélica Pall
Palavras-chave: História da Educação;Grupo Escolar;História da educação primária em Bauru
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta monografia tem como proposta apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo geral compreender a história da escola primária de Bauru. Especificamente, objetivou-se cotejar a história do primeiro e segundo grupo escolar criados na cidade, mapeando os documentos oficiais deste período, além das fontes documentais que possam permitir compreender como foi realizada a implementação das escolas, o perfil dos estudantes na ocasião, como essas instituições contribuíram para o período e para a formação da ideia de escolarização no município. O recorte cronológico foi alterado de 1912-1925 para 1912-1945 em decorrência dos documentos encontrados, iniciando a partir da data da instalação do primeiro grupo escolar. A pesquisa foi desenvolvida a partir da consulta e localização de documentos, leitura e fichamento de teses, dissertações, capítulos de livros, livros e artigos que contextualizam com o tema, dos quais foram elaboradas referências bibliográficas. Como resultado, foi possível constatar o número de matriculados nos grupos escolares e entendermos o seu alcance na demanda escolar na cidade de Bauru, além de entender como esse número permanecia durante o ano letivo e qual era a realidade das salas de aula em quantidade de meninos e meninas matriculados.
Descrição: Monografia de pesquisa de iniciação científica do curso de História à Área de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Sagrado Coração, desenvolvida sob a orientação da Profª Drª Angélica Pall Oriani.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/158
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE BAURU.pdfIniciação Cientifica928,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.