Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/156
Título: HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE SINTOMAS DEPRESSIVOS E SÍNDROME DA FRAGILIDADE EM IDOSOS DE BAIXA E ALTA ESCOLARIDADE E RENDA?
Autor(es): FERRARI, LARISSA HENRIQUE
Orientador(es): Santos, Bruna Varanda Pessoa
Prata, Gabriela Marini
Bortolli, Thainá Tolosa de
Palavras-chave: Síndrome da Fragilidade;Depressão;Idosos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: No Brasil, em 2017, havia mais de 30,2 milhões de idosos. Sabe-se que o processo de envelhecimento está diretamente relacionado com nível de escolaridade e renda. Com o envelhecimento, os idosos apresentam alterações que podem ser fisiológicas ou patológicas, as quais quando em conjunto geram as síndromes geriátricas, como a Síndrome da Fragilidade. Essa síndrome é considerada um estado de vulnerabilidade e pode estar associada à sintomas depressivos nos idosos acometidos, reduzindo a qualidade de vida do indivíduo, que além de apresentar sofrimento psíquico, terá prejuízo no desempenho de atividades, e aumento nos custos em saúde. Objetivos: Comparar os sinais indicativos de depressão geriátrica em idosos frágeis/pré-frágeis e não frágeis com baixa e alta escolaridade e renda. Métodos: Estudo transversal observacional com uma população de idosos acima de 60 anos. Participaram desta pesquisa 179 idosos, sendo 89 idosos com alta escolaridade e renda (GA) e 90 idosos com baixa escolaridade e renda (GB), ambos foram divididos em subgrupos de idosos frágeis/pré-frágeis e não frágeis. Os idosos foram avaliados pela acuidade visual com aplicação do cartão de Jeaber, avaliação auditiva com teste do sussurro e aplicação do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Ainda, foram submetidos a avaliação do Fenótipo de fragilidade e responderam a escala em Depressão Geriátrica (Geriatric Depression Scale – GDS) versão reduzida com 15 itens (GDS-15). Resultados: Quanto ao escore total da GDS-15, os idosos do GB apresentaram nível de depressão significativamente maior que o GA (p=0,000). Quando comparado o GA divididos de acordo com o estado de fragilidade, o GACF, obteve uma pontuação significativamente maior que o GASF, demonstrando que esta variável pode ser um fator preponderante para a presença de fragilidade entre idosos com alta escolaridade e renda. O GBCF apresentou pontuação significativamente maior que o GACF para depressão. Conclusão: Os idosos do grupo de baixa escolaridade e renda apresentaram maiores comorbidades associadas, maior uso de medicamentos, pior capacidade funcional, maior índice de fragilidade e mais sintomas depressivos. A depressão em idosos pode estar relacionada à síndrome da fragilidade e à situação de escolaridade e renda.
Descrição: Monografia apresentada ao Centro Universitário Sagrado Coração, para cumprimento das exigências requeridas pela PIBIC/CNPQ, sob orientação da Profa. Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos e Coorientação da Profa. Dra. Gabriela Marini Prata e da Profa. Ms. Thainá Tolosa de Bortolli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/156
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE SINTOMAS DEPRESSIVOS E SÍNDROME - LARISSA.pdfIniciação Cientifica1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.