Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/154
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO E ESPANHOL: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE UM INTERCÂMBIO
Autor(es): SANTOS, FRANCIELE DOS
Orientador(es): Pedro, Ketilin Mayra
Palavras-chave: Formação de Professores;Pedagogia;Brasil;Espanha
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A formação de professores é uma das grandes temáticas em voga no cenário educacional brasileiro, sendo que constantemente a qualidade dos cursos de formação docente está em pauta. De acordo com os últimos dados divulgados sobre o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), nosso desempenho educacional não é satisfatório, sendo que mais da metade dos alunos de 15 anos estão abaixo do nível básico de aprendizagem. Partindo destes dados, poderíamos citar inúmeros fatores que certamente interferem nestes resultados negativos. A situação social, política e econômica do país, o pouco interesse dos alunos pelos conteúdos, a falta de políticas públicas e de investimentos para a educação e também a formação inicial dos professores. A partir da experiência de uma licencianda em Pedagogia, que teve a oportunidade de fazer um intercâmbio em uma instituição católica de ensino superior espanhola, surge o objetivo desta pesquisa que consistiu em analisar a formação de professores no contexto brasileiro e espanhol. Para análise do contexto brasileiro realizamos pesquisas bibliográficas e documentais em diferentes fontes, priorizando principalmente consultas em websites relacionados ao MEC. Enquanto para análise do contexto espanhol foram utilizados documentos digitais, disponibilizados por uma instituição de ensino superior privada, localizada na Comunidade Autônoma de Múrcia, os quais foram cedidos pela instituição durante a realização de um intercâmbio estudantil de graduação. A partir das análises, foi possível identificar semelhanças e diferenças na formação de professores de cada país, enquanto no Brasil os cursos superiores seguem diretrizes nacionais, na Espanha as IES têm autonomia para, entre outras coisas, elaborarem seus cursos. No que se refere especificamente aos currículos, o brasileiro é mais generalista, formando professores para atuarem na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ambientes informais do ensino; em contrapartida, o espanhol é mais robusto, com enforque maior na etapa da educação primária. Os currículos são semelhantes por se pautarem em pressupostos humanos e científicos e por buscarem desenvolver competências profissionais por meio da articulação da teoria e da prática.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Pedagogia apresentada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ketilin Mayra Pedro.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/154
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO.pdfIniciação Cientifica1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.