Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/153
Título: FAVO DE MEL: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO DO GREEN BUILDING COM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Autor(es): DUTRA, YURI KELWIN SAMPAIO
Orientador(es): Munhoz, Fabiana Costa
Palavras-chave: Sustentabilidade;Moradia;Bambu
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Há muitos anos, no Brasil, tem se utilizado técnicas de construção tradicionais, tanto pelo processo construtivo em si, mas também pelas suas consequências previsíveis, por exemplo: excesso de resíduos, alto valor monetário agregado e desigualdade de acesso a essas edificações. É dessa maneira que se ganha destaque o desenvolvimento sustentável e uma das suas atuações práticas o green building, que tem por princípio o uso de materiais reutilizáveis e uso consciente de matérias–prima, a título de exemplo o bambu, sendo utilizado principalmente as espécies Dendrocalamus giganteus, Guadua angustifólia, Phyllostachys heterocycla pubescens. Vale destacar ainda que, no Brasil, é cada vez maior a necessidade ao atendimento de moradias a populações de baixa renda, ou ausentes de moradia, formalmente conhecidas como habitações de interesse social. Recentemente foi apontado que essa realidade alcança um total de 7 milhões de pessoas. Assim fica exposto que é necessário construir moradias de forma rápida, porém com segurança e consciência. E é nesse ponto que o desenvolvimento sustentável e suas tecnologias convergem com a habitação de interesse social, a fim de revisar os métodos empregados atualmente. A proposta desta pesquisa traz a interação desses dois grandes conceitos, a partir do fomento de um projeto residencial, mais precisamente uma planta arquitetônica e um projeto estrutural utilizando o bambu como elemento principal, que se enquadra tanto no green building como também nas habitações sociais, a fim de que se tenha a democratização dessas tecnologias e dessa cultura criada a todos, independente do poder aquisitivo. Diante dessa metodologia foi possível concluir que existe a possibilidade da construção e a comercialização de um novo método construtivo, baseando nos grandes conceitos apresentados acima e em toda a pesquisa.
Descrição: Relatório parcial apresentado ao Centro Universitário Sagrado Coração como proposta para iniciação cientifica, sob orientação da Profa. Ma. Fabiana Costa Munhoz.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/153
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAVO DE MEL.pdfIniciação Cientifica1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.