Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/146
Título: ESTUDO DO DESGASTE ENTRE AÇO SAE 1020 E POLÍMEROS DE BAIXO ATRITO
Autor(es): FERRI, GUILHERME LUIZ RIBEIRO ZANATA
Orientador(es): Bukvic, Gill
Palavras-chave: Desgaste;Atrito;Propriedades;Polímeros;Aço SAE 1020
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Polímeros e aços são materiais de excelente qualidade utilizados desde muito tempo atrás, contudo o tempo não fez sua importância diminuir. Há polímeros que ganham cada vez mais ênfase, por suprirem algumas exigências da atualidade, substituindo funções que antigamente somente metais poderiam ocupar, tendo elevada resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito, trabalhando em temperaturas elevadas ou baixas, com boa resistência química e alguns possuindo ainda a capacidade de auto-lubrificação. No entanto um aspecto que faz muitos materiais serem deixados de lado, principalmente nas indústrias é o desgaste, devido estar em constante atrito em grande parte de suas aplicações, assim os estudos destes materiais são de grande importância tecnológica para os dias atuais, evidenciando suas propriedades, estudando e analisando seus coeficientes de atrito e desgaste. Diante disso, esse projeto tem o objetivo de estudar o desgaste dos polímeros poliamida 6, poliamida 6.6, poliuretano e politetrafluoretileno com o atrito entre o aço SAE 1020, assim analisando qual dos materiais desempenhou menor atrito e desgaste com o aço escolhido. Os ensaios dos polímeros foram realizados utilizando um dispositivo desenvolvido e construído para esse propósito. Ao final foi demonstrado qual o polímero que apresentou o menor desgaste.
Descrição: Relatório Final de iniciação científica do curso de Engenharia Mecânica apresentado ao programa de Iniciação Cientifica do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação do Profº Dr. Gill Bukvic.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/146
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO DO DESGASTE ENTRE AÇO SAE 1020.pdfIniciação Cientifica648,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.