Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/144
Título: ESTUDO DA COLAPSÍVIDADE DO SOLO DA CIDADE DE BAURU, SP COM BASE EM DUAS AMOSTRAS DE SOLO, UMA DE SOLO PREDOMINANTEMENTE ARENOSO E OUTRA DE SOLO PREDOMINANTEMENTE ARGILOSO
Autor(es): Monteiro, Gabriela Pacheco
Orientador(es): Agnelli, Norival
Palavras-chave: solo;colapsividade;Mecânica dos solos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O colapso de um solo ocorre quando o solo sofre uma redução de volume após um processo de umedecimento, e para isso, o solo tem que apresentar um baixo grau de saturação e estrutura macroporosa. Esse fenômeno pode gerar vários danos nas obras de engenharia, como, por exemplo, em canais, aterros, obras de construção civil (fundações), cortes rodoviários e túneis. Edificações de pequeno e médio porte são mais propensas a esse fenômeno, quando o solo sofre um aumento na saturação, podendo gerar recalques. Foi realizada uma pesquisa descritiva, investigativa e comparativa de três autores, buscando analisar os dados levantados pelos mesmos e estudar se houve convergência entre eles, além de fazer um paralelo desses resultados obtidos com os dados que poderiam ser característicos do solo. O solo de Bauru, SP é constituído de uma areia fina argilosa, com pouco silte, apresenta uma estrutura macroporosa e um teor de saturação baixa, que são as principais características de um solo colapsível.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do curso de Engenharia Civil apresentada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO Orientador: Prof.° Dr. Norival Agnelli.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/144
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO DA COLAPSÍVIDADE DO SOLO DA CIDADE DE BAURU.pdfIniciação Cientifica491,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.