Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/142
Título: Estudo comparativo e identificação dos principais componentes do óleo essencial de Piper aduncum L. (Piperaceae) por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas e por Índice de Retenção.
Autor(es): GILIOLI, MARIANA
Orientador(es): Telascrea, Marcelo
Palavras-chave: Cromatografia Gasosa;Índice de Retenção;NIST 62;Óleo essencial;Piper ssp
Data do documento: Out-2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta monografia apresenta as extrações de óleos essenciais de folhas de Piper aduncum L. (Piperaceae) e a identificação dos seus principais componentes por técnicas cromatográficas e por cálculos de índices de retenção. Na primeira etapa do trabalho, realizou-se coleta de folhas frescas de Piper aduncum L. (Piperaceae) em três localidades: Bauru (SP), São Manoel (SP), Botucatu (SP) e em Araraquara (SP). Após as extrações utilizando aparato do tipo Clevenger das amostras obtidas em Botucatum por cromatografia gasosa, foram identificados no total 25 componentes, sendo estes o (E)- nerolidol (34,44%) e o linalool (23,82%) como componentes majoritários, ambos fazem parte de mais de 50% da amostra. A análise da amostra obtida de Araraquara permitiu a identificação de 21 componentes, sendo eles o linalool (8,82%), o safrole (7,22%), a asaricina (42,15%), o n-pentadecano (9,69%) e miristicina (8,87%). No óleo essencial obtido de folhas de Bauru foram identificados no total 26 componentes. Destes, destacam-se o linalool (8,22%), (E)-cariofileno (9,85%), a-humuleno (9,18%), -muuroleno (5,25%), o biciclogermacreno (14,49%) e (E) - nerolidol (16,05%). Da amostra de São Manuel de óleo essencial foram identificados no total 15 componentes. Esta amostra foi a que mostrou menor número de substâncias de todos os óleos estudados. Destes, destacam-se o sequiterpeno (E) - nerolidol com 63,79% do óleo. Comparando os 4 óleos essenciais analisados permitiu verificar que os componentes α-pineno, β-pineno, δ-3-careno, limoneno, (E)-β-ocimeno, linalool, (E)- cariofileno, -muuroleno e (E)- nerolidol apareceram em todos os óleos essenciais das amostras obtidas de plantas das quatro cidades, porém em composições diferentes. A análise dos dados permitiu verificar que o componente linalool aparece com destaque apenas na amostra da cidade de Botucatu, enquanto que na amostra de Araraquara predomina a asaricina. Já o (E)-nerolidol aparece em todos os óleos essenciais, destacando-se os óleos obtidos de plantas das cidades de Bauru, Botucatu e São Manuel. Em menores concentrações, o biciclogermacreno se destaca na amostra obtida de Bauru. Dessa forma, mesmo com as questões da pandemia do Covid-19, conseguiu-se fechar e atender a todos os objetivos propostos. Assim, os dados sugerem esse óleo essencial deve continuar sendo estudado, pois foram identificadas substâncias de potencial terapêutico interessante.
Descrição: Monografia do curso de Engenharia Química apresentado à Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAP, referente ao período de Agosto/2020 a Fevereiro/2021, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Telascrea.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/142
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo comparativo e identificação dos principais.pdfIniciação Cientifica1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.