Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/140
Título: EPIDEMIA DE HIV/AIDS EM 2020: UM DESCRITIVO SOBRE O CONHECIMENTO DE UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): FERREIRA, LUCILEI FERNANDES
Orientador(es): Faria, Mayara Falico
Palavras-chave: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou HIV/AIDS);Universitários;Conhecimento;Educação em Saúde;Saúde Sexual
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) é uma infecção crônica sexualmente transmissível que provoca uma queda significativa na imunidade. O presente projeto se justifica pela lacuna no conhecimento científico existente sobre a HIV/AIDS, bem como a limitação dos dados catalogados e a necessidade de comprovação empírica do aumento do conhecimento de universitários em relação ao HIV positivo. Dessa forma, os objetivos desta pesquisa serão aferir o nível de conhecimento de universitários sobre HIV/AIDS, com este conhecimento que envolve aspectos sobre HIV/AIDS tais como: métodos preventivos, tratamento e cura. Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo-descritivo, na cidade de Bauru com a população de universitários (acima de18 anos) na forma de aplicação de um questionário online formulado no Google Forms, contendo 32 perguntas sobre os saberes envolvendo HIV/AIDS. A amostra final foi constituída por 54 questionários analisados, sendo a população de estudo foi predominantemente do sexo feminino (72,2%), cor branca (72,2%), solteiros (48,1%), da área de biológica (68,5%) e com a faixa etária entre 20 a 22 anos. Destacando-se também, que já possuem vida sexual ativa (75,9%), fazem uso de preservativos nas relações sexuais (57,4%) e que tem ou já teve alguma Infecção Sexualmente Transmissível (88,9%). Os principais achados em relação aos conhecimentos sobre as formas de transmissão e proteção foram positivos, destacando um nível de conhecimentos considerado, mas não associado a prática sexual mais seguras. Observou-se na pesquisa que grande parte dos alunos do estudo tem conhecimento sobre a formas de transmissão e proteção, mas ainda assim, foi possível ver que existem dúvidas pontuais relacionadas as formas de transmissão não havendo associação desses conhecimentos com comportamentos sexuais seguros, sendo necessários a construção de novas metodologias sobre educação sexual.
Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Sagrado Coração como parte da Iniciação Cientifica, sob orientação da Prof.ª M.a. Mayara Falico Faria.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/140
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPIDEMIA DE HIV-AIDS EM 2020.pdfIniciação Cientifica352,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.